As vendas no varejo brasileiro cresceram 3,8% em janeiro deste ano em relação a dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
As vendas no varejo do Brasil em 2023 bateram seu melhor resultado de janeiro em mais de 20 anos. É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (12 de abril) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, as vendas no varejo cresceram 3,8% em janeiro desse ano em relação a dezembro.
Este é o maior aumento mensal desde que a pesquisa histórica começou em 2000.
Em relação a janeiro de 2022, o crescimento das vendas foi de 2,6%, sexto resultado positivo consecutivo nessa base de comparação. Nos 12 meses até janeiro, o pico foi de 1,3%.
Os resultados das vendas no varejo em janeiro foram superiores às expectativas do mercado.
O consenso da Refinitiv – (Instituição Financeira em São Paulo), é de crescimento de 3,2% em relação a dezembro e de 1,4% em relação a janeiro de 2022.
“É um resultado importante porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
Sete das oito atividades pesquisadas cresceram no primeiro mês do ano.
Após quatro quedas consecutivas, têxteis, vestuário e calçados foram os segmentos que tiveram o maior aumento (+27,9%).
Os setores de hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumos cresceram 2,3% após dois meses de quedas consecutivas.
“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como a Black Friday e o Natal nãoforam positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado, principalmente, por iniciativas pós-Natal” informa Santos.
Farmacêutica, médica, ortopédica e perfumaria (1,2%) foram as únicas indústrias com quedas nas vendas em janeiro.