• Home
  • Saúde
  • Tele reavaliação diminui a permanência no pronto-socorro de pacientes de baixo risco
Image

Tele reavaliação diminui a permanência no pronto-socorro de pacientes de baixo risco

O Dr. Anthony Gueratto Klepp, coordenador do PS do Hospital Albert Sabin (HAS) explica sobre esse  protocolo inovador que traz mais segurança e conforto aos pacientes

Pensando no maior conforto dos pacientes atendidos no pronto-socorro, o Hospital Albert Sabin adotou o protocolo que diminui o tempo de permanência no hospital  de pacientes que se encontram em boas condições clínicas e podem aguardar os resultados de seus exames, após criteriosa avaliação do médico, em casa. 

“A intenção desse procedimento é, primeiramente, não deixar o paciente  aguardando um tempo desnecessário no PS, exposto a outros vírus e  doenças. Enquanto a pessoa está aguardando resultados de exames, por  exemplo, ela pode ficar no conforto do seu lar, longe dos já mencionados  riscos, e o pronto socorro do hospital, por sua vez, consegue otimizar a mão  de obra disponível, pois, esses pacientes que seriam reavaliados pelos  médicos que estão atendendo em campo, passam a ser atendidos por outros médicos da tele reavaliação, deixando a equipe livre para o  atendimento de novos pacientes”, explica o Dr. Anthony Gueratto Klepp,  clínico geral e coordenador do PS do HAS. 

Para a eficácia da Tele Reavaliação, o paciente deve passar pela triagem, onde a enfermagem avalia a classificação de risco. A referência adotada é a Classificação de Risco de Manchester. Parâmetros como sinais vitais, pressão arterial, dor, temperatura, saturação, frequência cardíaca, frequência respiratória, entre outras, são medidas para que o paciente possa ser classificado por níveis de gravidade.

“No critério de Manchester, a classificação de gravidade passa pelos níveis,  da menor para a maior, entre azul, verde, amarelo, laranja e vermelha. Os  pacientes azuis e verdes são elegíveis a entrarem no fluxo da tele  reavaliação”, diz o Dr. Anthony. 

Em épocas de epidemias, com casos de dengue, influenza e covid, o  “desafogamento” do pronto socorro é de extrema valia e, portanto, após outra avaliação feita pela enfermagem, pacientes elegíveis para a tele reavaliação são medicados e liberados, caso queiram, para  esperarem em casa o resultado dos exames. 

“Importante ressaltar que a tele reavaliação só será adotada com a anuência  do paciente e, principalmente, do médico e a equipe, pois somente esses profissionais são  capazes de avaliar se a pessoa está realmente apta e fora de perigo para  aguardar em casa pela tele reavaliação”, finaliza o médico do HAS.

Releated Posts

Crianças mentalmente saudáveis se tornarão adultos melhores

Uma das maiores preocupações dos pais diz respeito ao futuro de seus filhos, principalmente na área acadêmica, o…

PorByVeronica Mariaout 23, 2024

Estudo mostra que mais da metade das colaboradoras das empresas brasileiras estão com problemas de saúde

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/05), Pipo Saúde lança dados de um levantamento com mais…

PorByRedação Metamaio 27, 2024

Ansiedade: O mal do século

O Impacto do Ritmo Moderno na Saúde Mental dos Brasileiros O Brasil é o país com o maior número…

PorByVeronica Mariamaio 26, 2024

Escassez de mão de obra na saúde: desafios no setor de logística de OPME

Identificando a Escassez de Mão de Obra e Construindo Soluções para o Futuro da Prestação de Serviços de…

PorByMichel Goyaabr 1, 2024

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *