Múltiplas linguagens na educação infantil conferem melhores condições e oportunidades no futuro
A Escola Espaço do Saber nasce de um sonho, assim como muitas empresas, como resposta a uma necessidade de priorizar a relação social e cultural da criança com o meio em que está inserida, estimulando uma aprendizagem ativa.
Conversamos com Dr. Eduardo Vivone um dentista, empresário e CEO da escola infantil Espaço do Saber. Ao buscar uma instituição escolar para os filhos, ele percebeu que as escolas visitadas não atendiam às suas expectativas. Essa busca revelou uma oportunidade inexplorada, levando-o a considerar a construção algo único.
Após uma pesquisa e conversa com amigos, ele descobriu uma oportunidade na área de educação infantil no mercado empreendedor. Assim, em 2003, a Escola Espaço do Saber foi inaugurada para suprir essa demanda.
A escola baseia-se na abordagem sociointeracionista, com ênfase na neurociência e neuropsicopedagogia, que norteiam as ricas linguagens didáticas.
“Há um italiano chamado Loris Malaguzzi, fundador da abordagem Reggio Emilia, diz que as crianças chegam à escola com 100 linguagens, rouba-se 99. Esse foi o grande gap que identificamos de dor no passado”, afirma Vivone.
Trabalhando diferentemente das escolas tradicionais que estavam preparadas para oferecer somente um tipo de aula explanativa, onde todos os alunos permaneciam sentados, perfilados, havendo pouca interação, movimento e diversidade de linguagens.
A espaço de saber é marcada por ser uma escola que possui múltiplas linguagens para transmitir informações.
O inglês é integrado à educação física e às atividades cotidianas, oportunizando outras linguagens para transmitir a informação.
Para Vivone, sua maior realização nesses 20 anos à frente da Escola Espaço do Saber foi manter o alinhamento com o propósito original da instituição. Fala com orgulho por ser uma escola de múltiplas linguagens, inclusiva e com excelência acadêmica.
Acredita que o desenvolvimento de habilidades é o caminho para um ser humano equilibrado cognitiva, emocional e espiritualmente. Que um atendimento mais abrangente, focando na alimentação, atividades físicas e aspectos emocionais, trará melhores condições para o futuro
Ressalta ainda que seu desejo para as crianças do Brasil é que elas possam se divertir. Enquanto se divertem, aprendam, e acima de tudo aprendam a conviver com os outros, crianças de outras cores, habilidades e condições sociais. Contribuindo para formar um ser humano mais equilibrado, aprendendo a ter respeito.