Associação gera visibilidade para negócios locais e união entre moradores e comerciantes
Taciana Bouéri é administradora de empresas com MBA em Gestão Financeira e Contábil; atua como consultora na empresa IEG – Instituto de Engenharia de Gestão.
Para lidar com a complexa situação de segurança dos moradores e comércios no entorno da Avenida Cidade Jardim, iniciou um trabalho social em janeiro de 2018. E quando esta situação ocorreu, procurou informações no município da área de Jardim Satélite e verificou que algumas das ruas existentes haviam sido autenticadas, (uma há 27 anos, a outra há 42 anos) e procuramos sobre associações, que estavam inativas no bairro.
Surge a pergunta: “A quem pedimos ajuda?”
Criou um grupo de pessoas que hoje se denomina: AME Satélite – Amigos, Moradores e Empreendedores do Jardim Satélite. A partir disso, começou o contato junto à Prefeitura.
À época a Diretoria de Relações Comunitárias que reunia as informações junto das associações para verificarem em que poderiam apoiar na melhoria dos locais. Houve um apoio muito grande da Polícia Militar, implantando o Programa da Vigilância Solidária das ruas ao entorno, a exemplo das ruas Pedro Tursi, Ipiau, entre outras.
Enfrentando o “Fique em casa” com a Pandemia em 2020, – não posso vender, não posso abrir a loja, os empresários enfrentam um enorme desafio. A ideia de criar um grupo de WhatsApp nasceu em março de 2020 para promover negócios, comércio e empregos.
Atualmente, o grupo conta com cerca de 177 integrantes. Depois desta iniciativa, o AME Satélite incorporou-se nas redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter para apoiar essa exposição e divulgação.
Existem depoimentos e testemunhos de microempreendedores: “foi devido à criação desses canais de divulgação e publicação que começamos a ter visibilidade do nosso negócio” – surtiu efeito, diz Taciana Bouéri.
O trabalho do AME Satélite tem como objetivos:
I. Apoio na divulgação dos produtos, materiais e serviços prestados pelos microempreendedores;
II. Projeto centralizado e voltado para a segurança do comércio da região;
III. Revitalização dos comércios;
IV. Conhecer e tornar conhecidos os comércios;
V. Arrecadação de produtos e alimentos junto aos microempreendedores e empreendedores para Instituições de Lares de Idosos, entre outras ONGs.
No período entre 2020 e 2021, a questão da segurança física foi destacada e um grupo de quatorze pessoas, que moram no bairro Jardim Satélite, formou as Diretorias:
Ambiental, Segurança e Social.
A Diretoria de Segurança tem como foco principal a proteção do comércio da região do Jardim Satélite.
No final de dezembro de 2021 a fevereiro de 2023, foi iniciado o levantamento de dados sobre furtos e ocorrências na região do Jardim Satélite e um mapa dessas ocorrências foi elaborado.
Esse documento de “abaixo-assinado” constando por volta de 600 assinaturas com o trabalho de mais ou menos 3 semanas, e uma parte já foi protocolado e entregue à Prefeitura junto ao Projeto do Grupo São José Unida que é composto por Polícia Militar, Civil e outros órgãos da segurança da cidade de São José dos Campos.
Enfim, existe uma demanda grande de melhorias para o bairro envolvendo várias áreas como: educação em si, educação no trânsito, manutenção em geral, meio ambiente, mobilidade, saúde e segurança com sugestões de melhorar a infraestrutura em todas essas áreas no bairro.
Através da Diretoria Ambiental existe o Projeto da Horta Urbana; horta educativa na rua Antônio Aleixo da Silva, onde existia um terreno vazio com lixos e resíduos diversos.
Este projeto voluntário em conjunto com a Prefeitura visa a produção de verduras e legumes para a comunidade e moradores locais; funciona todo o sábado.
Ao cuidar da preservação e focar no conhecimento e divulgação para os moradores e comunidades os olhares dos microempreendedores e grandes empreendedores estarão voltados para a região; o que fortalece o crescimento, fomentando a economia e progresso do comércio local.
Quando se fala de uma instituição constituída, temos mais força de representação de ações dos moradores e da comunidade junto à prefeitura, esse também foi um dos objetivos da criação da AME Satélite – Amigos Moradores e Empreendedores do Jardim Satélite.
Buscar junto à Gestão Pública as ações e demandas para termos uma voz dentro desse “arcabouço” de políticas na cidade de São José dos Campos – São Paulo e também buscar parcerias.
É um trabalho desenvolvido com muito respeito e responsabilidade; pautado na legislação cumprindo à risca o estatuto que rege a Associação, através de reuniões periódicas com toda a diretoria envolvida.
Corrobora para que se estendam as sugestões de melhorias aos bairros vizinhos e outras regiões da cidade. Sendo exemplo e plano “piloto” para que outras comunidades também se mobilizem. Tendo uma visibilidade do que acontece no Jardim Satélite.
“Pensar globalmente e agir localmente”,
diz Taciana Bouéri.
As demandas precisam ser filtradas e solicitadas também através do canal 156 e 190 que são os serviços e canais oficiais da Prefeitura e que têm uma ação bem efetiva.
Essas ações precisam ser demonstrações de responsabilidades também de cada morador.
É um trabalho “constante e sempre” – Comenta Taciana Bouéri.