O encontro entre gigantes, startups, investidores e especialistas que impactou São José dos Campos – SP
A Innovation Week 2023 reuniu grandes empresas, startups, investidores e especialistas na área de tecnologia e inovação no Parque de inovação Tecnológica São José dos Campos.
O evento contou com uma vasta e impressionante programação de palestras, rodadas de negóciose painéis abordando diversos temas sobre tecnologias, tendências e desafios atuais. Além disso, os participantes puderam explorar stands de expositores com diversas empresas, negócios, produtos, startups e atividades interativas.
O painel de abertura com o diretor do Parque, Jeferson Cheriegate, e o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias abordou o tema: “Certificação ISO” – Impulsionando Políticas Públicas para Cidades Inteligentes.
Jeferson, mencionou que projetos inovadores estão em andamento no parque tecnológico, visando melhorar a qualidade de vida da população através do uso de tecnologia.
“São José há muitos anos é um celeiro de atração e talentos”, destaca Jeferson.
Sobre a certificação nas três normas da ISO, que regem indicadores de uma cidade resiliente, inteligente e sustentável, o prefeito Anderson Farias expôs: “É cuidar da pessoa desde o início, para que ela possa ter qualidade de vida. Se existe uma cidade, uma região desenvolvida, isso traz muitos benefícios.”
Segundo informações da organização da Innovation Week, o evento teve a participação de mais de 7 mil pessoas ao longo dos três dias de duração.
Evidenciou-se a grande aceitação e a participação dos mais variados públicos de todo o Brasil, principalmente empresários de grandes e pequenas empresas, na busca de conhecimentos, networking, inovação e empreendedorismo.
Bate-papo com Marcelo Nunes, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos
Revista Meta: Como verifica a atuação efetiva dos empreendedores em São José, no desenvolvimento de novos negócios?
Marcelo Nunes: Diariamente sou abordado por empreendedores. O aspecto mais importante é a determinação em não se acomodarem. Sabem que podem mudar e evoluir, entretanto, não conseguem fazer isso sozinhos, precisam de um órgão que dê suporte e orientação. Então, a principal resposta é o incômodo.
Revista Meta: Qual a importância da Innovation Week para os cidadãos e empreendedores de São José dos Campos?
Marcelo Nunes: Um ambiente rico de conexões. O segundo ponto é o networking, muitas das soluções não precisam nascer do zero. Acesso a investidores, terá conversas com empresas que não tem nada a ver com a sua tecnologia, no entanto, o investidor tem recursos financeiros e uma visão de negócio. Rodada de negócios abrangendo mais de 20 prefeituras, quase 60 grandes empresas procurando inovação e tecnologia.
Revista Meta: Qual a mensagem que deixa para os microempreendedores, os que estão iniciando com
tantos desafios?
Marcelo Nunes: Pode ser um clichê, porém, não desista do seu sonho. Quando o Parque de Inovação Tecnológica não aprova, não somos maus, mas respeitamos o seu sonho. Não queremos que passe um ou dois anos aqui e perceba que aquilo não era uma boa ideia.
Quando enfrentar desafios, é importante lembrar que a rejeição de uma ideia ou a falta de interesse em um produto não significa necessariamente que a sua ideia está errada. Pode ser apenas um sinal de que precisa melhorar a forma de expor o seu produto ou ideia, e simplesmente pivotar.
A Infinity – “Integração e Desenvolvimentos de Soluções Educacionais”
“A Innovation Week, o maior evento do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, inclusive com a mudança enorme nessa 10ª edição, proporcionou para a Infinity Academy uma experiência incrível, principalmente porque estamos integrados com o Laboratório de Experiências Imersivas com stand do Parque de Inovação Tecnológica.
As nossas visitações foram muito frequentes da área de educação, do mundo corporativo, de pessoas que estavam interessadas realmente em entender o que é uma experiência imersiva. Portanto, como Infinity, pudemos proporcionar como maior entrega, o que é o lado associado a uma educação disruptiva.
Essa transformação de pessoas ficou evidente diante de todas as conexões que fizemos. A Innovation Week foi um olhar do que irá acontecer a partir de agora, num futuro muito próximo que, na verdade, já está acontecendo”.