Branding, conjunto de ações atreladas à imagem, finalidade e aos valores de sua marca
Você já deve ter percebido o quanto as empresas viraram um grande looping de CTRL+C, CTRL+V nas redes sociais. Todas tão padronizadas que dificilmente consegue distingui-las. Você mesmo que está lendo, já deve ter se sentido frustrado por não conseguir ter um diferencial de mercado, acertei?
Criar uma identidade única é sair em vantagem competitiva aos seus concorrentes. Para alcançar esse resultado, uma das estratégias mais eficientes, é utilizar o Branding ao seu favor.
Mas aí você me pergunta: “Amanda, o que é Branding?”. Eu te explico.
Muito utilizado no mundo dos negócios, Branding é um conceito que se refere à gestão estratégica de uma marca.
Ilustrando melhor, ele é a alma, o coração pulsante de uma empresa. Costumo dizer que, o Branding é quem arruma a casa para o Marketing trabalhar.
Mas por que dar importância a isso? Ah, meus queridos, a resposta é simplesmente incrível! Uma marca bem desenvolvida e estrategicamente posicionada comunica de forma clara e autêntica sua promessa e seus valores, tendo o poder de atrair clientes muito fiéis que se identificam com seu propósito e que espalham com amor sua admiração pelo seu negócio por onde passam, tornando-se verdadeiros embaixadores de forma orgânica.
Dispostos até a investir um pouco mais para ter acesso aos produtos ou serviços que amam, esses mesmos embaixadores enxergam valor além do preço, porque sabem que estão comprando não apenas um produto, mas uma experiência única e especial.
A confiança é a palavra-chave aqui! Em um mundo cheio de opções, torne-se uma referência simplesmente por demonstrar, se importar com seu consumidor e se parecer com ele.
Essa confiança construída gerará conexões emocionais duradouras que influenciarão diretamente na decisão de compra do seu produto ou serviço, por conta da familiarização com a marca.
Mas como criar um Branding de tirar o fôlego? Trata-se de possuir um conjunto de ações e estratégias, mas o principal é:
- Seja autêntico;
- Seja você mesmo;
- Conheça seu público-alvo como a palma da sua mão;
- Identifique suas necessidades, desejos e comportamentos;
- Gere uma conexão emocional com eles;
- Mostre a personalidade única da sua marca em tudo o que você faz, desde a identidade visual até a comunicação verbal;
- Crie experiências que vão além da qualidade do seu produto.
E nunca se esqueça de manter uma mensagem constante e coerente aos seus valores em todas as interações com o público.
Imagine só: uma marca que todo mundo conhece e admira, que cria conexões emocionais com os clientes, que transmite confiança e se torna uma verdadeira referência no seu ramo. É exatamente isso que o Branding faz! Ele constrói a identidade da sua empresa, o DNA que a torna única e inconfundível.
É como aquele ditado: “seja você mesmo, porque os outros já existem”. Mostre para o mundo o quanto sua empresa é incrível e indispensável e atraia clientes como ímã.