A maioria das pessoas espera encontrar um novo emprego dentro de três meses

Compartilhe esta publicação:

Foto: Pexels

Inflação alta e incerteza econômica estão afetando as tendências de emprego na América Latina, mas a maioria espera que os empregos melhorem, de acordo com pesquisa do Pagegroup

A importância do empreendedorismo é inegável na revitalização da economia do país, promovendo a criação:

  • De novas oportunidades de trabalho;
  • De produtos e serviços para o mercado e
  • Surgimento de novas soluções para diversas áreas.

E, para isso acontecer, é preciso: uma atitude aliada à educação empreendedora e uma boa rede de compartilhamento – o ecossistema de startups.

Os candidatos a emprego na América Latina acreditam que desenvolver suas habilidades melhorará sua posição profissional.

Muitos países latino-americanos, incluindo o Brasil, estão sofrendo com inflação alta e incerteza econômica. No entanto, 64% dos candidatos a emprego poderão se recolocar no mercado nos próximos três meses, segundo pesquisa da Page Outsourcing, divisão do PageGroup especializada em RPO, projetos de recrutamento e seleção.

Em comparação com esses dados, 70% das pessoas que procuram um novo emprego em todo o mundo diz o mesmo. Mais de 5.200 empregadores e candidatos participaram da pesquisa, que ocorreu em fevereiro e março de 2023.

A maioria dos candidatos latinos espera que sua situação profissional melhore nos próximos 12 meses.

  • 90% dos entrevistados atribuiriam essas melhorias ao desenvolvimento de suas próprias habilidades.
  • 74% de crescimento na carreira;
  • 69% acreditam que isso acontecerá após receberem uma promoção ou  aumento de salário, e 67% acreditam que isso acontecerá quando suas vidas pessoal e profissional estiverem em equilíbrio.

Além disso, os candidatos veem um futuro brilhante para o mercado de trabalho nos próximos seis meses em comparação com a situação atual. No entanto, eles acreditam que a situação econômica do país se manterá inalterada nos próximos seis meses.

A incerteza econômica e a inflação exigem que as empresas prestem muita atenção na atração e retenção de profissionais. Por isso, segundo estudo do PageGroup Brasil, que busca entender as tendências de emprego no Brasil, cada vez mais as pessoas apostam na contratação híbrida e investem mais no bem-estar dos funcionários.

Uma maneira de atrair e reter talentos é oferecer um bom valor para seus funcionários. Faz com que esse profissional veja a diferença e o valor que a organização traz para ele, siga carreira naquela empresa e se mantenha engajado.

Além disso, encontrar uma solução de recrutamento ágil com base nas necessidades de negócios é fundamental para que as empresas encontrem candidatos com sucesso. Isso deve estar alinhado com sua estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) durante todo o processo de contratação. Todos esses fatores podem colaborar para que novos empreendedores e microempresários se movimentem e abram espaços para novos negócios e empreendimentos que serão bem sucedidos.

Compartilhe esta publicação: