Quando falamos de entrevista de emprego, temos consciência de que nem sempre teremos uma nova oportunidade para causar uma primeira boa impressão, certo? Por isso, estar atento à forma de agir, falar e pensar, é muito importante.
Atenção aos principais erros cometidos em uma entrevista de emprego:
- Mentir ou exagerar: exagerar uma realização é algo muito perigoso. Acredite, você poderá se embolar na própria mentira e o recrutador perceberá que você está sendo narcisista.
- Se atrasar ou chegar extremamente cedo: o atraso é inconcebível, mas chegar muito cedo pode mostrar certo desespero ou até transmitir a imagem de que você é desocupado.
- Não articular exemplos de boas realizações: quando chega o momento de falar das suas realizações, crie um fluxo lógico: desafios vividos > ações tomadas > resultados > o que foi aprendido.
- Falar demais ou ficar quase mudo: falar sem parar pode atrapalhar a entrevista, mas responder apenas de maneira monossilábica pode tornar o clima bem desagradável, e ainda passar uma imagem de desinteresse.
- Demonstrar um comportamento “desesperado”: ficar questionando quando receberá a resposta, quanto tempo demora para acabar o processo seletivo ou algo nesse sentido, pode demonstrar um comportamento afoito e imaturo.
- Comer ou beber enquanto FALA ou OUVE: pode parecer loucura, mas tem gente que quer almoçar enquanto faz uma entrevista! Essa atitude pode colocar tudo a perder. Além de que falar de boca cheia é falta de educação
- Não pensar em um plano B: se a entrevista é online, tenha um plano B caso o seu microfone não funcione ou a sua câmera dê problema. Demonstre estar preparado para essas adversidades, de alguma maneira.
Às vezes, os erros durante as entrevistas parecem sutis, mas quando nos damos conta, eles podem atrapalhar expressivamente os seus resultados. Fique de olho na impressão que você tem passado!