Um novo mundo para os negócios pós-pandemia

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Foto: Pexels

Quando a necessidade obriga a adequação em todos os setores da economia e proporciona a mudança da mentalidade empreendedora

Após o período de pandemia que se estendeu de 2020 a 2021 de modo mais intenso, vários negócios tiveram impactos importantes em sua parte financeira.

Muitos infelizmente decretaram falência e término de suas operações e outros se reinventaram e aplicaram novas dinâmicas em relação a suas despesas, canais de venda, o que deixou lições importantes a serem seguidas e é sobre isso que conversaremos hoje.

Falaremos sobre práticas que se intensificaram neste tempo e que hoje aplicamos como uma receita de sucesso aos negócios:

  • Necessidade de contar com novos canais de venda: no período de lockdown empresas que ainda resistiam em incluir em seus canais de venda o on-line se viram obrigadas a migrar rapidamente, já que do dia para noite esta era a única opção para escoamento de seus estoques e possibilidade única de receita. O setor teve um crescimento imediato de 27% e ao contrário do que muitos apostaram, diversos clientes que iniciaram nesta fase suas compras on-line permaneceram no canal fazendo com que o segmento se desenvolvesse muito desde então;
  • Criação de novos negócios e soluções: conforme o SEBRAE, em 2020 foram criadas 43 mil novas MEIs – Microempreendedores Individuais em relação a 2019, número muito impulsionado pela elevação da taxa de desemprego da época que deu aquele empurrãozinho no sonho de empreender que é muito presente nos brasileiros. Marmitarias, fábrica de máscaras, cinemas, drive in, negócios movidos por criatividade, talento que seguem se inovando agora que as restrições ficaram para trás;
  • Otimização dos espaços físicos das empresas. Com a impossibilidade de pagamento de aluguéis, empresas migraram por completo para o on-line e outras fizeram parcerias certeiras para compartilhar espaço físico e custos, gerando além de economia, atratividade. Este é o conceito do “store in store”, uma integração entre negócios desenvolvidos a um mesmo nicho, que juntos oferecem muito mais do que a compra de um produto, entregam experiência e praticidade.
  • Mudança do perfil da mão de obra: A tendência do home office contou com uma aceleração importante e hoje é a modalidade escolhida por muitos profissionais que se alinharam à rotina e não pretendem voltar ao antigo formato. Entendendo as atividades que permitem este modelo de atuação, a empresa pode ter uma redução de custo importante com sua mão de obra, além de contar com profissionais mais motivados e produtivos;
  •  Otimização dos recursos: A escassez dos recursos despertou a necessidade de buscar novas alternativas para melhorar a competitividade dos negócios. Seja na negociação com os fornecedores, no desenvolvimento de processos de compra que tragam benefícios para todas as partes envolvidas, investimento em tecnologia e no engajamento dos colaboradores que atuam como os auditores desse processo; parte especialmente interessada para que a empresa esteja equilibrada financeiramente, com o menor custo e maior rentabilidade;
  • Novas expectativas dos consumidores: todas as ações sempre pensaram no cliente como o foco, mas neste tempo ele é quem determina o que é o mais importante: novos meios de pagamento, experiências digitais, facilitação no processo de compra. O céu é o limite nesta análise, mas o ponto comum nestas possibilidades é que a personalização e a atenção destinada a cada consumidor fazem toda diferença no momento de escolha da empresa A ou B, portanto vale investir neste fator como ponto crucial de sucesso do negócio.

E as mudanças não param por aí, o processo é contínuo, por isto é tão importante a atualização do empreendedor em relação às práticas atualizadas do seu setor, o conhecimento da concorrência, a participação em grupos e associações que tragam parcerias que também ajudam muito no desenvolvimento do negócio.

Uma coisa é certa, não importa a situação do empreendedor ou de que forma a pandemia impactou seus negócios, há muito trabalho pela frente e uma certeza de que o dinamismo e velocidade farão parte do processo continuamente.

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