Tecnologia, valorização e futuro: visita de prefeito Anderson Farias à Psyche Aerospace gera boas perspectivas para a cidade e setor agro

Compartilhe esta publicação:

Foto: Dimas Vilas Boas

Em conversa com o CEO da Psyche Aerospace, Gabriel Leal, prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, conheceu estrutura, tecnologia e projetos atuais e futuros da startup

Tecnologia, valorização e futuro: visita de prefeito Anderson Farias à Psyche Aerospace gera boas perspectivas para a cidade e setor agro

A Psyche Aerospace, startup do setor aeroespacial sediada em São José dos Campos, recebeu na sexta-feira, 26 de janeiro, a visita do prefeito da cidade, Anderson Farias Ferreira (PSD).

No encontro, o CEO e fundador da empresa Gabriel Leal, acompanhado por seus sócios e co-fundadores João Barbosa e Matheus Pedroso apresentaram à comitiva do município toda a estrutura, tecnologia e projetos da Psyche Aerospace, que está em fase de testes finais com o seu drone agrícola, o que impressionou o mandatário da cidade.

A tecnologia produzida pela Psyche traz uma solução que otimiza e barateia a produção agrícola, segundo o CEO da empresa, Gabriel Leal. “Ao passo que o avião agrícola e o trator tem suas limitações, a inteligência aplicada pelo nosso drone na pulverização agrícola tem uma parcela importante no barateamento da commodity, seja por conta da pulverização seletiva, seja pelas condições de autonomia, capacidade e segurança”.

O conceito ao qual Leal se refere é o da pulverização eletrostática, tecnologia produzida pela Psyche e abarcada em seu modelo Harpia-P71. A pulverização eletrostática de defensivos agrícolas oferece uma aplicação altamente eficiente e econômica, resultando em uma cobertura uniforme das plantas. Ao carregar as partículas do defensivo eletricamente, ela maximiza a aderência nas superfícies das plantas, aumentando a eficácia do controle de pragas, doenças e ervas daninhas, ao mesmo tempo em que reduz o desperdício de produtos químicos.

Além disso, ao tornar o projeto mais autônomo e seguro, a Psyche cria demandas nas áreas de tecnologia e engenharia aplicada e ainda gera oportunidades de mão-de-obra específicas do setor, o que animou o prefeito Anderson Farias. A estimativa para a Psyche no ano de 2024 chega a 200 contratações por mês quando em sua fase de operação fabril. Na visão de Farias, a cidade poderá contribuir significativamente com essa efetivação. “O SENAI, por exemplo, e o CEPHAS que está em processo de transformação da instituição de educação profissional junto ao Ministério da Educação poderão ser fonte de mão de obra qualificada à Psyche”, enfatiza.

Entre as pautas avaliadas por Farias e Leal, inclui-se ainda a valorização do brasileiro e suas tecnologias. No entendimento de ambos, iniciativas como a do time

da Psyche e outros exemplos citados na conversa, como o do cearense radicado em São José dos Campos, engenheiro, pesquisador e fundador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Dr. Fernando de Mendonça, precisam ser valorizadas e impulsionadas pela sociedade.“O Brasil precisa ter boas referências e resgatar seus heróis. O Dr. Fernando, por exemplo, aos 99 anos e em plena atividade, é uma referência para o mundo e está aqui, com uma contribuição imensa para São José”, ressalta o CEO da Psyche.

Ainda em pauta, a Psyche Aerospace e a Prefeitura de São José dos Campos deram o primeiro passo rumo a uma importante parceria com a criação de projetos junto à FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e com 16 unidades, o maior programa social da cidade. Bem recebidas pelo prefeito Anderson Farias, as iniciativas da empresa deverão ser apresentadas em breve à instituição, colaborando com o senso de acolhimento, oportunidades e formação e o foco em “fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes” já vivenciadas no dia a dia da FUNDHAS.

Compartilhe esta publicação: