Seminário reúne especialistas e gestores para discutir integração de dados na Primeira Infância

A programação foi marcada por trocas entre experiências subnacionais e iniciativas em curso nas escolas

Nesta segunda-feira (20/10), o Todos Pela Educação, em parceria com a VélezReyes+, o Insper e o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), realizou um seminário técnico sobre integração de dados na Primeira Infância. O evento reuniu gestores públicos e especialistas para discutir caminhos concretos que fortaleçam políticas públicas desde os primeiros anos de vida, com foco na articulação entre tecnologia, dados e ação governamental.

A programação, realizada no Insper (SP) e restrita a convidados, foi marcada por trocas entre experiências subnacionais e iniciativas em curso no governo federal, conectando práticas já em andamento com os desafios da implementação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI), recentemente instituída.

“O que temos aqui hoje é uma reunião técnica com um time bem completo para conseguir construir de forma concreta na ponta a integração das políticas sociais para as crianças do país. A Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI) vai ser a primeira grande política social completamente integrada com governo digital do Brasil. E é uma alegria estarmos aqui hoje juntos fazendo parte dessa história”, ressaltou Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

A abertura contou com a presença de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação; Naércio Menezes Filho, coordenador do CPAPI e professor do Insper; Elisa Vélez, diretora da VélezReyes+; e Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC).

Na sequência, o painel sobre experiências subnacionais trouxe os exemplos do Piauí e de Recife, com a participação de João Campos, prefeito de Recife; Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI); Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado; Luciana Lima, secretária-executiva da Primeira Infância de Recife; e Oto Buregio, secretário-executivo de Transformação Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade. O painel também abordou o lançamento da nota técnica da Caderneta Recife, apresentado por Julia Sant’Anna, diretora-executiva CIEB.

O segundo painel teve como foco os esforços do governo federal para fortalecer a integração de dados na Primeira Infância. Participaram Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, e Renan Gaya, diretor do Departamento de Infraestrutura de Dados Públicos do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), destacando iniciativas em andamento e os desafios para garantir uma atuação mais coordenada entre os entes federativos.

No encerramento, Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, mediou uma rodada de considerações finais com os painelistas, destacando os desafios e as oportunidades para ampliar a articulação entre gestores e aprimorar a governança de dados, com foco na efetividade das políticas públicas para a Primeira Infância. (Fonte: Todos pela Educação)

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

II Feira de Vinhos na Cortiça

25 de outubro de 2025 às 16h
Veja mais
Categorias

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades, insights e novos conteúdos toda semana.

plugins premium WordPress