São José dos Campos terá Sandbox de inovação e empreendedorismo

Compartilhe esta publicação:

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José terá um espaço para promover o desenvolvimento de novos negócios

A Câmara de Comércio de São José dos Campos aprovou por unanimidade projeto de lei do Executivo para a criação de um sandbox no município para criar um ambiente experimental de inovação científica, tecnológica e empresarial.   

Um sandbox é um ambiente de inovação experimental projetado para testar e monitorar novos produtos e serviços. 

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a adotar esse mecanismo.   Consoante a proposta, serão testadas soluções inovadoras em temas relacionados à Cidade Inteligente, como eletricidade inteligente e redes de comunicação, infraestrutura da cidade para carregar veículos elétricos, energia limpa para mobilidade elétrica, realidade 3D, mobiliário de cidade inteligente, garagens solares e big data, assuntos da Internet, Indústria 4.0 e muito mais.

Segundo os tecnólogos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, a criação do sandbox vai incentivar projetos que apoiem o ambiente inovador da cidade e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.  

Os projetos criados pelo sandbox também ajudarão a melhorar o processo de certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com os padrões internacionais ISO.  

A cidade está trabalhando para recertificar o título inicialmente concedido em março de 2022.

Será nomeado um Comitê Gestor de várias secretarias municipais e do Parque Tecnológico para acompanhamento do programa.

Entre outras funcionalidades, o grupo fornecerá assessoria em questões regulatórias durante o desenvolvimento do piloto, bem como reduzirá o custo e o tempo de validações inerentes ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores e escaláveis ​​para a cidade.   

O Comitê Gestor também criará a imagem de segurança jurídica necessária para atrair capital de investidores para projetos inovadores.

Os projetos que solicitam testes científicos e técnicos em ambiente sandbox devem incluir um cronograma de ciclo de testes de até 12 meses, podendo ser prorrogado.

Compartilhe esta publicação: