São José dos Campos sediou encontro para fortalecimento do agronegócio na região

Compartilhe esta publicação:

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Encontro estratégico reúne autoridades e produtores para impulsionar o agronegócio no Vale do Paraíba

O município de São José dos Campos foi palco de um encontro estratégico nesta quinta-feira (8), visando fortalecer o agronegócio no Vale do Paraíba. Promovido pelo governo do estado de São Paulo, o evento reuniu gestores, líderes e produtores rurais em uma iniciativa de grande relevância para a região.

Com a presença do governador em exercício Felicio Ramuth e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o encontro iniciou com uma visita ao Ponto Rural. Esta iniciativa pioneira da Prefeitura de São José dos Campos oferece orientação e apoio aos pequenos produtores rurais, incluindo serviços como vacinação dos rebanhos e confecção do CAR (Cadastro Ambiental Rural), todos gratuitos.

Posteriormente, as autoridades se reuniram no Cefe (Centro de Formação do Educador), onde ocorreu a entrega simbólica do programa Rotas Rurais. Esse programa, único no país e premiado internacionalmente, mapeou mais de 57 mil quilômetros de vias rurais cadastradas e mais de 302 mil propriedades geolocalizadas, garantindo um CEP personalizado às propriedades rurais.

Durante o evento, o secretário Guilherme Piai destacou a importância do endereço rural digital para a segurança e dignidade dos moradores do campo. Além disso, o governo de São Paulo anunciou o reforço ao apoio à cadeia do leite na região, com a criação de uma nova Câmara Setorial do leite, incentivando a certificação da produção e a capacitação do produtor para agregar valor ao produto paulista.

Outro destaque foi o novo manual do Município Agro, programa que premia e incentiva cidades com destaque no desenvolvimento social rural. Com categorização dos municípios participantes baseada em seus PIBs, o ciclo 2023/2024 traz outras mudanças importantes, como a inclusão de projetos de arborização urbana ou recuperação ambiental e a solicitação do plus code na identificação das propriedades rurais.

Empresas certificadas com o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) também marcaram presença no evento, com 6 empreendedores apresentando seus produtos aos convidados. Esse selo busca tornar os produtos locais de origem animal mais atrativos para os consumidores, fortalecendo a economia joseense.

O encontro também proporcionou oportunidades para institutos e coordenadorias do governo exporem serviços e tirarem dúvidas, incluindo esclarecimentos sobre linhas de crédito, programa Abastece SP, assistência técnica integral, regularização fundiária e inovações tecnológicas para o agronegócio regional.

Compartilhe esta publicação: