Rappi compra a startup brasileira Box Delivery, de entregas rápidas

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Foto: Divulgação

Segundo a Rappi, o Brasil é um mercado prioritário e decisão do Cade que o impede as plataformas de fazer pactos de exclusividade impulsiona seu crescimento

Nesta segunda-feira foi firmado um acordo anunciado pela Rappi, companhia colombiana de delivery, da compra da startup brasileira Box Delivery, que já estava desempenhando um papel considerável no setor de entregas em todo país.

A compra foi de 100% da Box Delivery, porém o valor negociação não foi a público. Foi a maior aquisição da Rappi até então, já que a companhia colombiana não tem históricos de aquisições.

Fundada em Santos (SP) no ano de 2016, a Box Delivery presta no setor logístico atuando em entregas para várias empresas, dentre elas Burguer King e Ultrafarma.

Em nota oficial à impressa, a Rappi pronunciou: “Com modelos de negócios complementares, as operações das duas empresas serão integradas gradualmente, enriquecendo sua expertise e seu time de especialistas.”

Segundo a Rappi o negócio pode ajudar a expandir o seguimento de varejo proporcionando entregas em até 15 minutos.

O presidente e um dos fundadores da Rappi, Sebastian Mejia, disse à Reuters que desde o segundo semestre de 2022 já vinha conversando com a Box.

“Não somos uma empresa que tem no DNA a cultura de fazer aquisições, exceto em casos de oportunidade e conexões, como encontramos com a Box”, afirmou o executivo.

Ainda segundo Mejia, a Aliansce Sonae, gestora de Shoppings Center e investidora da Box, agora com a aquisição se torna sócia da Rappi.

De acordo com Sebastian, a Rappi, atuante em nove países da América Latina, incluindo o Brasil, vê o país como prioridade, estando presente em 140 cidades do Brasil.

“O que essa transação manifesta é nosso compromisso com o Brasil, vamos seguir investindo”, relata.

A manobra da Rappi no Brasil surge após acordo do rival iFood com o Cade (Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica), fechado em fevereiro deste ano, que o impossibilita de fazer acordos de exclusividade ou de adotar medidas contratuais que induzam exclusividade com redes de marcas que possuam pelo menos 30 lojas.


Uma vez que as conversas com a Box estava há um tempo em andamento, Mejia afirma que a aquisição não tem relação com a medida do Cade.

A negociação se deu em tempo de desafios para startups, em geral, e empresas de tecnologia, em meio à onda de demissões e dificuldade na captação de recursos.

Ainda no setor de delivery de alimentos, Uber Eats deixou a atividade de entregas de restaurantes no Brasil em 2022 e a 99Food anunciou o fim de suas operações no início deste ano.

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