Um processo de vendas eficaz impulsiona o crescimento do seu negócio
Imagino o que passa na mente de um novo empreendedor: Quem serão meus clientes? Qual será a meta de vendas? Qual será o custo? Será que dará certo? Irei trabalhar até alcançar o sucesso? Entre outras perguntas.
Empreender no Brasil, não é fácil. Além de ser burocrático, precisa de estratégia para ser assertivo. Errar pode ser o fim de um sonho. Este artigo ajudará quem deseja começar o seu primeiro negócio.
Ao abrir um CNPJ, tenha clareza sobre o que você vende e para quem venderá. Um erro que muitos novos empresários apresentam é querer vender para todo mundo, quem nunca ouviu da mãe “você não é todo mundo!”.
Dessa forma, primeira dica: SEJA ESPECÍFICO.
Notavelmente, ser específico atrai o seu público-alvo, pois, além de despertar o gatilho de urgência, o posiciona como especialista aos olhos do cliente. Exemplo: existe o mecânico A que trabalha com qualquer tipo de carro e o mecânico B que trabalha somente carros da marca Chevrolet. Qualquer pessoa com carro da Chevrolet dará credibilidade para o mecânico B, pois apresenta ser o melhor.
Segunda dica: CONHEÇA SEUS CLIENTES.
Para quem você venderá? Qual o poder aquisitivo do seu público? Qual a faixa etária? Um exemplo é a Choperia onde sou gerente, nossos clientes são da classe B2 e C: acima de 27 anos, com filhos e, 60% são mulheres. Sabendo disso, a Choperia possui área kids, mesas confortáveis, cardápio com preço justo e qualidade. Você entrega aquilo que seu cliente quer.
Terceira dica: ENTREGUE EXPERIÊNCIA. Foi comprovado que, se o consumidor pagar somente pelo produto, esquecerá rápido, porém, se ele comprar pela experiência, a memória daquele momento será para sempre. A Disney é um exemplo perfeito quando se trata de visitar um parque, paga-se efetivamente pelo privilégio de entrar no parque. Outro exemplo é um jovem empreendedor de assistência técnica de ar-condicionado, que chega no horário marcado, com roupa limpa e proteção nos pés, consertando o produto no mesmo dia. Qual será a experiência do cliente?
Para iniciar bem a sua nova jornada empresarial, fique atento a essas três dicas essenciais. Afinal, constatar o seu sucesso por meio dos meus artigos é o meu sucesso. Abraço.