Por mais que não pareça, estar nas mídias sociais não é tão desafiador e, no final das contas, é preciso fazer o básico bem feito para que bons resultados surjam
A grande maioria das empreendedoras que estão iniciando um negócio acaba se desesperando quando o assunto é se posicionar no digital.
Ficam ansiosas e receosas de como e por onde começar a iniciar essa etapa, já que ouvem diversas pessoas darem orientações diferentes, assim causando uma confusão na hora de colocar em prática.
Veja a seguir algumas dicas e orientações para te ajudar nesse processo:
Tenha clareza de quem é o seu público-alvo
O público-alvo é a idealização do cliente perfeito para consumir o seu produto/serviço. Quais seriam os comportamentos, desejos, problemas e necessidades de uma pessoa que a faria decidir comprar o que você vende?
Identificar o público-alvo não é somente definir o sexo e idade. Por isso, é necessário entender um contexto para que assim o seu produto ou serviço seja inserido na vida do seu cliente e passe a se tornar algo indispensável para ele.
Prepare os seus canais para receber sua audiência
Do que adiantaria atrair vários clientes, mas não ter um perfil nas redes sociais bem estruturado, com informações importantes sobre a sua empresa e seus produtos ou serviços, para receber esse público?
Costumo dizer que essa etapa simula quando recebemos visitas na nossa casa. Sempre deixamos tudo pronto e perfeitamente preparado para que quem chegue, sinta-se confortável e a vontade.
Uma boa foto de perfil, descrição e conteúdo são essenciais para gerar impacto desde a primeira visita do seu cliente à sua página.
Invista na experiência do seu cliente
No ambiente digital, vários pontos estão envolvidos, e um deles é o atendimento e a entrega, por possuírem o poder de fidelizar e conquistar clientes para a sua empresa.
Somente uma arte bonita nas suas redes sociais não conseguirá tornar a sua audiência fã do seu trabalho.
Por isso, certifique-se de responder prontamente às perguntas e comentários dos clientes e ofereça um serviço de alta qualidade, para que assim a indicação aconteça e o fluxo de pessoas interessadas cresça proporcionalmente.
Entenda o momento certo de delegar funções
Temos a cultura de querer sempre dar conta de todas as tarefas e funções como empreendedora. Mas, isso é completamente impossível e, além disso, irão existir áreas pelas quais não teremos capacidade ou conhecimento suficiente para realizar de maneira eficiente.
E não há problema algum nisso! Precisamos depositar nossas energias em ações que estão em torno da nossa zona de talento, e não nas quais teremos que investir mais tempo e, em alguns casos, até dinheiro para colocar em prática.
Por isso, entender o momento certo de delegar funções e processos é primordial para que você evolua como negócio e também como empresária.
Lembre-se de que se posicionar digitalmente não é apenas ter um feed bonito no seu perfil nas redes sociais – é um processo contínuo de construir estratégias fortes e engajadas com o tipo do seu negócio e com o seu público-alvo.
Seguindo essas dicas à risca, você estará no caminho certo para obter seu sucesso online.