Otimismo dos Microempreendedores apresenta um crescimento discreto

Compartilhe esta publicação:

Foto: Pexels

A Sondagem dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e FGV, apontou um aumento de 3,9 pontos no índice nos últimos dois meses

De acordo com a pesquisa mensal da Sondagem dos Pequenos Negócios, realizada pelo SEBRAE em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICMPE) aumentou ligeiramente 0,1 ponto, para o patamar de 88,5 pontos no último mês de março.

Foi o segundo mês consecutivo de ganhos e subiu 3,9 pontos percentuais de fevereiro até agora.

Décio Lima, presidente do SEBRAE, observou que os resultados acumulados dos últimos dois meses mostram que os pequenos empresários estão mais confiantes na economia e com melhores expectativas para o futuro.

“O mês de fevereiro interrompeu uma sequência de cinco quedas consecutivas e a tendência é que nos próximos meses esse índice continue apresentando resultados melhores, pois o Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que revela o grau de otimismo em relação ao futuro próximo, avançou 1,7 ponto e atingiu o patamar de 86,5 pontos em março”, afirma.

Outro fator que deve influenciar positivamente os ganhos de confiança nos próximos meses é o quadro fiscal proposto pelo governo, que deve cooperar para reduzir a incerteza econômica e política, disse Lima.

“Esse conjunto de ações irá contribuir para uma situação mais favorável em termos de taxa de juros e inflação que tanto impactam os pequenos negócios e a vida dos consumidores”, complementa.

Compartilhe esta publicação: