Observando 2023, para ousar prever 2024

Compartilhe esta publicação:

Foto: Pexels

Durante o próximo ano, podemos esperar avanços significativos na aplicação da Inteligência Artificial nos mais variados setores

Chegamos naquele momento, anualmente recorrente, da retrospectiva e planos futuros. Todos os anos, repetimos algo que de alguma forma, ao se materializar em letras, nos permite renovar as esperanças. 

Vou aproveitar desse comportamento humano previsível e, como humano que sou, utilizá-lo para a tecnologia. Prometo buscar uma assertividade probabilística aceitável.

Em 2023, temos muito material a ser explorado, tendo em vista a explosão popular da Inteligência Artificial – IA. É perceptível que a tecnologia tem avançado, do ponto de visto temporal, exponencialmente. Observemos os lançamentos da queridinha do momento, a OpenAI, empresa proprietária do ChatGPT:

• 2015 – OpenAI é fundada;

• 2020 – ChatGPT 3 (Inteligência Artificial de texto);

• 2022 (novembro) – ChatGPT 3.5;

• 2023 

 Junho – GPT 4;

 Julho – Loja de App Open AI;

 Novembro – GPT 4 Turbo;

 Dezembro – Vazamento no X do GPT 4.5

Atente-se ao crescimento exponencial da capacidade da IA da OpenAI em um espaço de meses. Não é por acaso, isso se deve à capacidade computacional extraordinariamente amplificada pela IA. Agora, o tempo, mais do que nunca, é relativo. Aliás, a Alphabet, dona do Google YouTube, que o diga, em um ano lançou duas IA’s para concorrer com a OpenAI, o Bard e o Gemini.

Mas nem só de pesquisa vive a tecnologia, é preciso monetizá-la. Pensando nisso, e olhando também para comportamentos históricos, o ano será usado para isso! Trocando em miúdos, o que foi lançado em 2023, será explorado comercialmente em 2024. Passaremos o ano acompanhando a consolidação ou não de inteligências artificiais e suas aplicabilidades cotidianas. Empresas criando produtos populares que prometerão embarcar técnica e comercialmente a inteligência artificial em seus produtos.

O ano de 2024, também trará muitas discussões sobre regulamentações, o que é e o que não é profano nesse mundo conectado. Então preparem-se para ler, ver e ouvir muitas propagandas, de absolutamente todo tipo de produto, enfatizando o uso de inteligência artificial.

Por fim, peço que se atente aos robôs, pois são eles que materializam para os leigos o potencial da inteligência artificial. Neles que veremos uma tecnologia chamada, aprendizado por observação, ou seja, os robôs aprenderão só de observarem nossos comportamentos. Isso já é realidade há algum tempo em computação, mais se materializa e amplifica o entendimento popular ao ser colocado em robôs humanoides que possuem “olhos e ouvidos”. Bem, isso te lembra algo?

Obrigado por sua atenção na leitura.

Compartilhe esta publicação: