Saúde Física e Empreendedorismo: um novo olhar sobre a máxima “CPF fraco não faz um CNPJ forte”.
No mundo do empreendedorismo, seja empreendendo de fato ou buscando mais informações para tirar aquele projeto ou ideia do papel, é comum ouvirmos a frase: “um CPF fraco não faz um CNPJ forte”.
Geralmente vemos essa máxima ligada à ideia de que um CPF forte, ou seja, a pessoa idealizadora ou responsável por trás daquela empresa é classificada como forte se dotada de características, habilidades pessoais ou soft skills como disciplina, resiliência, foco, dentre tantas outras consideradas essenciais para sobreviver no mundo corporativo. Além disso, ter destaque e sucesso.
Concordo que empreender é algo extremamente desafiador, porém a proposta hoje é trazer um novo olhar para o que seria um “CPF forte”, tendo em vista que você pode ter soft skills estratégicas e uma personalidade invejável para sustentar um CNPJ igualmente forte, mas se todo esse conjunto estiver de cama, em uma condição de enfermidade, obviamente o seu negócio será impactado.
A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, o que reforça a ideia de que a saúde é resultante de um equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Na nossa conversa, falaremos de um dos aspectos relacionado à saúde – saúde física – sem jamais subestimar a importância da saúde mental e social nesse todo, porém partindo do princípio que para alcançar o todo, precisamos entender as partes.
Você já parou para pensar como a saúde física impacta no fortalecimento ou enfraquecimento da sua empresa?
A saúde física adquirida mediante hábitos saudáveis de vida, como a prática de exercícios físicos regulares, aliada a uma alimentação balanceada e nutritiva, pode ser o diferencial entre pessoas que são mais bem-sucedidas do que as outras. A atividade física é uma excelente maneira de estabilizar os hormônios, reduzindo os indesejáveis, como o cortisol ou hormônio do estresse, e aumentando a dopamina, serotonina e endorfina, também conhecidos como os hormônios do bom humor e bem-estar. Em qual contexto você acredita que uma pessoa pode ser mais produtiva? Envolta em uma atmosfera de estresse ou de bem-estar?
Praticar exercícios físicos aumenta a oxigenação em todos os órgãos do nosso corpo e especificamente no cérebro, muitas vezes pode dar aquele gás que precisamos para nos trazer ideias inovadoras ou a solução daquele problema que parece não ter jeito.
A atividade física associada a bons hábitos alimentares reduz não apenas o excesso de peso, que contribui para a morosidade e é um fator de risco para inúmeras doenças, fornece energia e disposição para enfrentar os desafios que naturalmente fazem parte do dia a dia, bem como sustentar a rotina frenética de quem empreende.
Os cuidados com a saúde física, além do corpo e alimentação, também podem se estender à qualidade do sono. Um sono reparador faz toda a diferença para a atenção, concentração e disposição para um longo dia de trabalho. Como ter um sono tranquilo se a alimentação noturna é de má qualidade? Como ter um sono reparador se o cansaço que me aflige é tão grande, ao ponto de sentir que preciso de três dias dormindo para me recuperar? Como ter uma boa noite de sono, se o estresse do dia a dia não me permite “desligar” dos problemas? Como posso ser um CPF forte quando meu corpo está fisicamente e imunologicamente fraco?
Como gerenciar um negócio, captar novos clientes, liderar uma equipe, pensar em um novo produto, resolver problemas, superar desafios, se estiver doente física ou emocionalmente?
As habilidades comportamentais são fundamentais para que os desafios do empreendedorismo sejam encarados com mais assertividade, porém, sem saúde elas perdem parte do seu potencial.
Sem saúde, não há força em sua totalidade, então diria que por trás de um CNPJ forte, é preciso, antes de tudo, um CPF saudável, para que ele tenha a força; entenda-se energia, disposição, concentração, higidez necessária para vencer diariamente e melhorar continuamente.