Neuralink: Chip Cerebral criado por Elon Musk

Compartilhe esta publicação:

Segundo o empresário Elon Musk, um chip cerebral será implantado no cérebro de seres humanos em poucos meses.

E assim acontece o avanço da tecnologia.

O sul-africano Elon Musk, empresário renomado, é frequentemente vinculado a notícias futuristas, ou ao menos fora do comum para a maioria das pessoas, e dessa vez não é diferente.

Ele afirma que antes da pessoa apresentar algum tipo de doença, terá o dispositivo (chip) implantado no cérebro que fará uma cópia de segurança em um sistema de computador.

As informações do cérebro saudável serão transferidas para uma rede neural artificial, como um robô, com um desfecho impressionante.

Maria das Graças Targino em seu estudo – Novas Tecnologias e Produção Científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos? – diz: “Falamos de avanços tecnológicos para enaltecer a possibilidade de estar em qualquer lugar a qualquer momento. Falamos de avanços tecnológicos para compreender a desatualização, em tempo mínimo, de nossos equipamentos eletrodomésticos e de qualquer ordem – o computador pessoal, o modelo do celular, os recursos do carro etc. Falamos de avanços tecnológicos para exaltar a possibilidade de cura de doenças e/ou entender os novos males que afligem o homem moderno. Falamos de avanços tecnológicos para explicar a solidão crescente do ser humano…”

Atualmente, a tecnologia está de tal maneira integrada à nossa rotina que parece ser uma característica intrínseca de nossa natureza.

O avanço tecnológico é tão acelerado que, há apenas 10 anos, diversos itens que utilizamos diariamente ainda não haviam sido criados.

Não há como saber o resultado do futuro, inclusive para o implante deste chip, os impactos são notados em todas as esferas da sociedade, diante de um cenário repleto de informações, é necessário refletir: nos tornaremos mais próximos uns dos outros como seres humanos ou nos restringiremos ao contato meramente digital e robotizado?

Um caso a se pensar…

Compartilhe esta publicação: