Se você está em busca de investir na sua carreira musical e sabe que estar presente no digital é importante, porém não sabe como iniciar, aqui vão algumas dicas e orientações.
Não podemos começar a falar de Marketing para Músicos sem dizer que não basta apenas criar músicas, composições e projetos incríveis, é preciso fazer com que as pessoas saibam que você existe. Porém, não são todas as pessoas que irão se adequar ao seu estilo.
Por isso, a minha primeira orientação é pesquisar sobre o seu público-alvo.
Quem são as pessoas que gostam do seu estilo de música?
Quais são seus interesses, sua faixa etária, onde elas estão?
Faça uma pesquisa, converse com seus fãs, entenda quem são e o que esperam de você. Isso ajudará a direcionar seus esforços de marketing de maneira mais eficaz. Após alinhar o seu público, será necessário se conectar com ele.
Não produza conteúdos superficiais. A sua audiência quer saber a pessoa por trás da música. E eu considero que um dos maiores segredos do sucesso no digital hoje é esse: O poder de criar relações.
Portanto, é preciso planejar detalhadamente como você quer ser visto no mercado, qual impressão gostaria de passar para os seus ouvintes.
Hoje temos diversos artistas pelo mundo, e ao lembrar dos maiores sucessos, nos atrelamos às características de cada um. Alguns se conectam mais pela história, outros pelo estilo musical e outros pela cultura.
Criar relações com o seu público, além de fazer com que ele passe a amar a sua pessoa e seus valores, também os fará amar os seus trabalhos que, futuramente, tenderão a compartilhar e a apoiar mais os seus projetos.
Por isso, investir na sua imagem e posicionamento pessoal é muito importante – e se você focar nisso logo no começo, com certeza seus resultados no futuro serão espetaculares.
Lembre-se também das conexões por meio de parcerias, que no começo podem servir de grande apoio para o seu crescimento.
Colabore com outros artistas, marcas ou empresas que compartilham os mesmos valores que você. Além de expandir seu alcance, essas parcerias podem trazer novas oportunidades e abrir portas para sua carreira.
Além disso, é imprescindível o planejamento de marketing durante toda a sua carreira, que inclua metas claras, táticas e um cronograma, para que seus lançamentos sejam de grande sucesso.
Gerar curiosidade e ansiedade no seu público para seus futuros projetos pode aumentar seus ouvintes mensais. Mas não se esqueça que estar presente nas plataformas certas também influenciará nos seus resultados.
As redes sociais e plataformas de streaming de música, como Spotify e SoundCloud, precisam ser o seu foco principal.
Desenvolva vídeos de bastidores, trechos de músicas, fotos e atualizações regulares. Desse modo, interaja com seus seguidores, responda a comentários e promova seus shows e lançamentos.
Por fim, não tenha medo de investir em sua carreira. É importante reservar um orçamento para suas atividades de marketing. Pode ser para impulsionar posts nas redes sociais, contratar um designer para criar sua identidade visual ou investir em publicidade online.
Lembre-se de que o marketing é um investimento a longo prazo e os resultados podem não ser imediatos.
Comprovado cientificamente, a música tem o poder de modificar diversos momentos e até mesmo estados da saúde humana, não deixe de compartilhar seu talento para o mundo.