Conheça a linda história de grande sucesso, superação e empreendedorismo familiar desta casa chamada Maria & Maria
A origem do nome Maria & Maria deve-se aos nomes das fundadoras – mãe: Maria José e filha: Maria Cecília.
A mãe, sempre gostou de cozinhar, foi culinarista por muito tempo, teve uma escola de culinária.
Desde o casamento, Maria José morou com a sogra (que foi um presente para ela), e por 24 anos foi assim, após o falecimento da sogra ela passou por momentos difíceis.
Maria Cecília, à época trabalhava fora e pensou em uma saída para tirar a mãe daquela situação.
Na busca para resolver este desafio, Maria Cecília encontrou uma forma de incentivar sua mãe a cozinhar novamente, decidiu levar as iguarias que ela fazia para vender no trabalho.
O projeto deu muito certo e as encomendas não paravam, chegando ao ponto de não conseguir conciliar o trabalho CLT e as vendas por encomendas.
Em 2012 aconteceu a demissão e assim continuou com as encomendas, já que o boca-a-boca dessas iguarias estava em alta.
A iniciativa foi crescendo demais, até que uma amiga que iria se casar pensou em propor de fazer como recepção um café da manhã.
E entrou em contato solicitando se poderiam oferecer o serviço, o que foi aceito e assim começaram os eventos comemorativos. Todas as encomendas eram realizadas na edícula da casa da família.

O local começava a ficar pequeno e precisou-se de um lugar maior e com isso em mente, Maria Cecília descobriu a casa onde hoje se localiza o café a ser alugada.
Ao alugar a casa em 2014, transcorreu-se 1 mês para que a reforma ocorresse e o projeto saiu do papel, tornando-se afetivamente realidade.
Reformaram-na para que atendessem à necessidade de um local somente como bastidor para atender algumas encomendas e dar suporte para os eventos agendados e a intenção era fazer um café da manhã no local somente para ajudar a pagar o aluguel, porém o sucesso foi grande e assim nasceu a proposta de café da manhã que foi tomando forma.
Desde o começo a ideia era que não queriam uma estrutura de comércio, e sim um local justamente para que os clientes se sentissem em casa e especialmente em um jardim no momento do café.
Vale lembrar que em 2014, havia somente o Maria & Maria que oferecia o serviço de café colonial na cidade, e era uma super novidade, fazendo um grande sucesso desde o primeiro final de semana da sua abertura, sempre com a casa cheia.
A cada dia da semana em que a casa era aberta sempre estava cheia, passaram a abrir de quarta-feira a domingo e assim aconteceu, precisaram até mesmo suspender os eventos fora para atender essa demanda e sucesso.
Hoje, existe a entrega de encomendas, porém em um número muito tímido e para alguns clientes. O foco tornou-se literalmente para o serviço de café colonial na casa.
O crescimento foi exponencial, uma empresa familiar de pais e filhas e a principal propaganda foi o inegável “boca-a-boca”, em 80% dos casos, os 20% devem-se às redes sociais, mais precisamente o Facebook, hoje um grande número de seguidores, em torno de 25.000.
O sucesso é pelo fato dos clientes serem bem atendidos, bem recepcionados; iguarias especiais e confeccionadas com muito cuidado, carinho e dedicação.
A mesa de serviço está sempre bem montada com alimentos frescos, que são repostos constantemente para garantir que os clientes tenham acesso a todos os elementos que a compõem.
O sentido de servir o café tem uma linda explicação e significado, que Maria Cecília nos conta.
Enquanto sua mãe preparava as refeições, Maria Cecília costumava ficar deitada no chão da cozinha observando-a e acabou desenvolvendo o gosto pela culinária. Os encontros de família eram sempre para um bom café da manhã. Maria Cecília conta que gostavam muito de ir à Fazenda da Comadre e na última vez que foram para este local seu pai recebeu uma multa de trânsito, na ida e na volta, “o molho ficou mais caro que o peixe”, concluiu.
Decidiram então que os encontros seriam em casa, sempre com um bom café colonial a ser servido e preparado especialmente por nada mais nada menos pela Maria José, a especialista e culinarista da família. Então, acolher um cliente no Maria & Maria é como se estivessem recebendo uma visita.

A preocupação com a estrutura, limpeza e aconchego do local desde a entrada até todas as dependências da casa é primordial.
O intuito mesmo é que cada cliente se sinta acolhido como uma visita especial, sinta que a casa está totalmente aberta e receptiva para recebê-lo e nada tão especial com um bom café colonial.
Muita gente pergunta por que não ir para um lugar maior, porque a intenção é conseguir conversar com todos, é bater papo, conhecer as histórias; (quando da abertura do cliente), claro.
Hoje, existem clientes que frequentam desde o início; eram namorados, se casaram e hoje com filhos continuam visitando o Maria & Maria.
É um sentimento de cliente-amigo.
“É muito gratificante ser reconhecida pelo trabalho que você faz.”, diz Maria Cecília.
A maioria dos clientes acredita e acha que a família morava na casa e a adaptaram para montar o café e na realidade não é (risos), porém a intenção é justamente essa, que a pessoa se sinta em casa, num jardim.
Para não ficar com aquela sensação de estar em um local engessado, pelo contrário estar em um lugar de aconchego. O sentimento da família Maria & Maria: a cada cliente que chega: “estamos recebendo mais uma visita.”
Há cliente que quando querem vir a casa, avisam, solicitando uma iguaria especial para Maria José que atende ao pedido com muito carinho.
O cardápio é servido ao cliente pesando em trazer memórias afetivas como: bolinho de chuva, canjicas, arroz-doce, pudins, bolo cheesecake, entre outros especiais.
A essência que ela passa para cada cliente é que ele compareça para tomar um bom café na casa da mãe, da avó, da tia. É para que o cliente se sinta realmente à vontade.
Vale a pena conferir de perto, ser servido e ser tratado como visita.