Gestão do tempo em novos tempos e sua relação com o sucesso

Compartilhe esta publicação:

Foto: Daniela Cruz | Click Business

Sugestões para alcançar o sucesso em múltiplas áreas

Tudo começa na definição do seu real propósito de vida, sendo assim tudo o que vier para causar distração, a pergunta que vai te salvar é:

  • Isto está alinhado com meu propósito?
  • Vai somar na conquista dos meus objetivos definidos como prioridade?

Se a resposta for sim! Faça! Se a resposta for não: Diga não!

Segundo passo é separar um tempo livre para pensar e definir o que é importante e o que é prioridade dentro daquele determinado período.

Se sua prioridade for investir tempo para procurar o melhor colégio para seu filho, logo invista em decisões voltadas para esta ação e vá até o final daquilo que você se propôs a fazer.

Terceiro passo é planejar-se com no mínimo uma semana de antecedência e é necessário incluir as tarefas pessoais e profissionais, desde uma reunião importante com seu principal cliente, uma reunião com a responsável pedagógica da escola do seu filho até uma simples ação como, passar no mercado para comprar uma planta para decoração da sua casa.

A mágica de planejar a semana é te dar uma visão ampla com planejamento a curto prazo e minimizará os riscos de uma ansiedade e evitar a tão avassaladora procrastinação.

Ao planejar sua agenda, pense naquilo que é necessário fazer e também naquilo que você gosta de fazer, incluindo trabalho, jantar com o esposo, brincar com filho mais novo no parquinho, levar o filho mais velho num café ou um lugar de sua preferência, visitar os pais, realizar uma ação social, ler um livro, organizar gavetas e outros.

Ponto de extrema atenção: Deixe um tempo bem especial para práticas de autocuidado como: fazer academia, terapia, conversar com uma amiga, ouvir sua música preferida e outros. Socorro! Mas não há tempo para fazer tudo isso…

Posso provar que se você utilizar a disciplina a seu favor, conseguirá realizar um planejamento perfeito que te possibilite a fazer tudo o que deseja fazer e especialmente a viver a vida que você merece viver.

Nesta minha trajetória como consultora de empresas, encontro diariamente pessoas com dificuldades em administrar o operacional em todas as áreas e ainda assim obter tempo para estar na estratégia de sua vida e seus negócios ao meio a tantas adversidades, logo, defino este tema como fundamental a ser estudado e tratado com a atenção que requer, pois este é um dos pilares que definirá como você vai viver esta linda e única oportunidade que lhe foi dada.

Mediante a erros e acertos, é importante realizar uma autoanálise diariamente de como está performando com relação às oportunidades e observar alguns comportamentos e movimentos tais como: escolhas de como irá pensar, agir e posicionar frente às adversidades e ainda assim chegar no final do dia com o sentimento de que valeu a pena.

E para se chegar neste nível de satisfação com sua vida e sua atuação é importante considerar algumas reflexões, tais como:

  • Como deve ser a vida que você tanto busca?
  • Qual legado deseja deixar?
  • O que mais pode fazer para ser uma pessoa melhor para si e para os outros?
  • O que realmente te faz bem?

Posso dizer que alguns fatores foram premissas para que pessoas comuns ou famosas pudessem sair de condições humanamente improváveis e chegar onde chegaram, o que na metodologia coaching chamamos de sair do ponto A e ir para o ponto B.

E podemos citar ou até mesmo sugerir alguns pontos importantes para esta transição e transmutação no processo de evolução como ser humano e como alma e espírito.

Começando a partir da consciência em se trabalhar as quatro esferas pilares do sucesso, sendo elas: emocional, fisiológico, espiritual e empresarial.

Emocional

  • Como tem sido a dinâmica de seus pensamentos?
  • O foco tem sido em reclamar ou agradecer?
  • Como está sua relação com as crenças?
  • Você consegue definir e refletir a respeito de suas crenças limitadoras e facilitadoras? Como está sua crença de merecimento?

O universo aqui é infinito, sobretudo vamos iniciar pelo que é considerado premissa para se chegar ao sucesso que você busca:

Veja! O que você recebe ou produz é exatamente aquilo que você acredita.

Logo, se você acredita que os homens não são confiáveis, provavelmente terá desafios maiores em seus relacionamentos conjugais.

Se você acredita que o dinheiro é sujo e que o rico não irá para o céu, logo, toda vez que você estiver próximo da abundância financeira, irá arrumar uma forma de se livrar dela, mesmo que esta manobra seja inconsciente.

Se você acredita que sua vida é pesada e que é uma pessoa sobrecarregada, sendo assim, toda oportunidade que alguém lhe oferecer ajuda, você não aceitará ou até mesmo encontrará uma forma de acreditar que a outra pessoa não conseguirá fazer da forma que você faz, pois é uma forma de alimentar sua crença de ser uma pessoa sobrecarregada e por aí vai.

Com isto veja como a esfera emocional pode interferir nos seus resultados, sejam eles palpáveis ou não.

Fisiológico

Ao praticar uma atividade física e fazer escolhas inteligentes com relação à alimentação, logo sua produção de hormônios será beneficiada e vai te ajudar a performar com muito mais potência.

Assim como uma boa noite de sono vai lhe proporcionar descanso e renovo mental e físico. E sim, seus resultados irão precisar contar com imunidade alta, energia, disposição e saúde do corpo.

Espiritual

A prática de orações te levará a um nível de intimidade com o alto de forma sobrenatural e isto possibilita a motivação para atitudes que moldam o caráter diariamente, pois quando as atitudes estão alinhadas com os sentimentos de amor, perdão, compreensão, aceitação e com a prática de servir, logo, a vibração estará cada vez mais próxima da vibração do alto.

E para alcançar este estado é necessário buscar conhecimento, afinal a verdade liberta!

É necessário estar disposto a esvaziar-se de si e deixar o Espírito Santo preencher.

Requer também arrependimento das práticas que não estão equalizadas com a vontade de Deus Pai, renúncias e autoperdão.

Quando você torna capaz de se perdoar, pode perdoar aos outros, além disso, o autoperdão cura e liberta, tornando-o nova criatura, fonte inesgotáveis de vida e vida em abundância, fluidez e plenitude.

Quando você permiti que Deus repare seu caráter, gera benefícios para sua família e sua descendência até a quarta geração.

E tudo isto está diretamente ligado aos seus resultados, sejam eles de contribuição com o mundo e também financeiros, afinal quanto mais você prospera, mais vidas você pode abençoar.

Empresarial

Para chegar até aqui, é importante cuidar das três esferas citadas acima, pois este tema será apenas um reflexo das premissas anteriores.

Quando se utiliza a disciplina a favor, constrói e segue um planejamento estratégico de vida, torna o planejamento estratégico de negócios muito mais assertivo e efetivo.

Sendo as premissas deste pilar:

Gestão de pessoas:

Começando pelo posicionamento da direção que deve estar muito mais voltado ao estratégico e tático e cada vez menos no operacional; com foco em delegar as funções do operacional, acompanhar indicadores e traçar medidas corretivas quando necessário.

Esta é a manobra que permite ter vários negócios, expandir e prosperar e para aqueles que dizem que “é o olho do boi que engorda o gado”, é porque ainda falta evoluir ao conceito de que é a mente do dono que engorda o boi.

Os líderes devem estar bem alinhados com a cultura da empresa, atuar com base nela e vender esta ideia diariamente para toda equipe. Um grande líder é aquele que pensa e age como empreendedor do seu negócio e pode ser remunerado através de participação dos resultados. Devem ser treinados, orientados e acompanhados mediante reuniões semanais e dos indicadores de resultados.

As equipes devem ser cuidadas da mesma maneira que você deseja que seu cliente deve ser cuidado!

Ao mesmo tempo, devem estar dispostos a cumprir as normas conforme o código de ética da empresa que deve ser criado pela direção e replicados para liderança e equipes.

A relação entre deveres e direitos deve ser bem clara e aceitas entre as partes.

Abaixo segue os pontos cruciais para sua reflexão que vai garantir o sucesso de seus resultados do ponto de vista gestão de pessoas:

De 0 a 10.

1- Como está a performance de suas equipes?

2- Como está a performance de seus líderes?

3- O quanto você considera sua empresa, autogerenciável? Ou seja, (sua empresa funciona sem sua presença?).

5- Como está o comprometimento de sua equipe?

6- Possui um plano de carreira e remunerações?

7- Possui o código de ética, discriminando as regras e acordos internos, os negociáveis e inegociáveis?

Gestão Financeira:

Uma gestão financeira bem administrada deve conter registros e indicadores que possibilite um bom planejamento para tomadas de decisões dentro do mês vigente para garantir o máximo de lucratividade e traçar uma estratégia de sustentabilidade e expansão a curto, médio e longo prazo.

A precificação correta é outra manobra que deve ser feita com base no rateio dos  custos de forma com que o resultado da operação se pague e gere lucros, isto implica que fazer preço como a maioria faz, é um risco iminente para o sucesso do negócio, se limita a apenas jogar um percentual sem nenhuma clareza e lógica.

Abaixo segue os pontos cruciais para sua reflexão que vai garantir o sucesso de seus resultados do ponto de vista gestão financeira:

1- Possui diagnóstico financeiro?

2- Tem apuração da margem de contribuição por grupo de produtos?

3- Realiza análise e negociação com frequência com os fornecedores?

4- Realiza análise de estoque e Custo de Mercadoria Vendida (CMV)?

5- Realiza análise de fluxo de caixa diário direto e projetado?

6- Realiza análise de fluxo de caixa para composição do Demonstrativo de Resultado (DRE)?

7- Possui planejamento de vendas e de lucro projetado?

8- Como realiza a precificação?

9- Suas promoções são de fato lucrativas?

10- Sabe quais são os itens mais lucrativos? (Curva ABC)

Gestão de vendas:

Criar um comitê de estratégias de vendas e inovação é fundamental, neste deve participar a direção e seus líderes e num outro formato ouvir cada um de sua equipe, pois cada integrante tem um ponto de vista e extrema riqueza em seus feedbacks.

E a pergunta é básica e poderosa: O que mais podemos fazer para encantar, fidelizar e fazer com que nosso cliente seja nosso diretor de vendas em suas indicações?

Abaixo segue os pontos cruciais para sua reflexão que vai garantir o sucesso de seus resultados do ponto de vista gestão de vendas:

1- Possui um sistema Customer Relationship Management – (CRM) para controle e comunicação com seus clientes?

2- Sua empresa possui um script assertivo de atendimento e vendas, incluindo gatilhos e estratégias para contornar objeções?

3- Possui projeção de vendas em harmonia com a projeção financeira?

4- Possui uma projeção de vendas considerando métricas sobre prospecções, taxa de conversão, capacidade de atendimento e metas para fechamento de negócios?

5- Possui plano de bonificações e comissões para equipes de vendas?

6- Utiliza dos recursos do Valor de Tempos de Vida (LTV) e Net Promoter Score (NPS) para análise de clientes?

7- Possui treinamentos constantes para despertar a automotivação do time?

(Comportamentais, técnicas de vendas e outros).

Gestão de Processos:

Os processos interferem diretamente na qualidade dos serviços prestados e dos produtos e consequentemente na satisfação do seu cliente, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Estão interligados com a performance de produtividade e resultados de forma geral.

Abaixo segue os pontos cruciais para sua reflexão que vai garantir o sucesso de seus resultados do ponto de vista gestão de processos:

De 0 a 10.

1- Como está a organização de seus processos? (começando pela sua mesa)

2- Como está o processo de comunicação na empresa?

3- Possui o manual de cargos e funções ou script de como desenvolver e o tempo gasto em cada função?

Considerações finais

Em suma, pode se dizer que é possível alcançar sucesso em todas as áreas desde que esteja disposto a um plantio saudável e de autorresponsabilidade com as quatro esferas fundamentais.

Ainda que você não seja empreendedor, profissional liberal ou colaborador, podemos transferir as sugestões citadas no pilar empresarial para o empreender de sua própria vida ou administração do seu lar.

Espero ter contribuído ou ao menos te levado a uma reflexão a respeito do seu plantio e colheita nesta breve caminhada terrena, lembrando que estamos aqui com um papel muito mais do que ser feliz ou conquistar bens e sim para a nobre missão de EVOLUIR, AMAR E SERVIR!

Acredite no seu potencial, faça o seu melhor em tudo e vai!

Compartilhe esta publicação: