‘O Mercador de Veneza’ é outro destaque da Edição deste ano
Com 50 apresentações de cinco estados brasileiros, começa no próximo dia 23 de outubro, em São José dos Campos, a 39ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba). A programação completa do evento, um dos maiores e mais tradicionais festivais de artes cênicas do Brasil, foi divulgada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo nesta quarta-feira (15).
Até 1º de novembro, São José será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem. O festival é totalmente gratuito, mas é necessário retirar ingressos para os espetáculos no site da FCCR.
A abertura do Festivale acontece em 23 de outubro, às 20h, com “Não me entrego, não!”, com o ator Othon Bastos. Aos 92 anos de vida e contabilizando mais de 70 anos de carreira, Othon leva ao palco do Teatro Municipal seu primeiro monólogo com texto escrito e dirigido por Flávio Marinho.
Outro destaque da programação será a peça “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, protagonizada por Dan Stulbach, que acontece no dia 28 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal.
O elenco de 12 atores conta a história de Antônio, mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock e aceita dar uma libra de sua própria carne como garantia. O não pagamento da dívida desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.
Selecionados
A programação será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.
O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.
Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores. (Fonte: Prefeitura São José dos Campos)