A dedicação do franqueado ou de sua equipe é um diferencial para maximizar os resultados e garantir ao investidor a lucratividade almejada
Quando se pensa em investir em um negócio, várias possibilidades aparecem:
1. Colocar em prática antigos planos que envolvam suas habilidades;
2. Associar-se a um negócio em andamento agregando além do capital, novas ideias;
3. Investir em um novo segmento através do sistema de franquias.
Sobre a terceira possibilidade que falaremos aqui.
O sistema de franquias é o direito de uso da marca ou patente, onde o investidor acessa um negócio formatado, contando com fornecedores desenvolvidos e negociados, layout conforme as necessidades do negócio, política de precificação, suporte para gestão do negócio e marketing, uma excelente possibilidade onde mesmo sem experiência no segmento escolhido, o franqueado recebe todo know-how necessário para operar.
Seis dicas para escolher a melhor Franquia:
1. Visite feiras do segmento: acontecerá em SP de 28/06/2023 a 01/07/2023 a maior feira de franquias do Brasil a ABF Franchising Expo 2023, realizada no Expo Center Norte localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo SP.
O evento é considerado a maior plataforma de mídia empresarial, direcionada ao público empreendedor, são cerca de 400 marcas expositoras e uma excelente oportunidade aos interessados de conversarem diretamente com cada marca e negociarem, muitos negócios são fechados durante a visita e outros seguem em conversação pós-feira.
2. Reputação da marca: o empreendedor deve buscar marcas sólidas, com responsabilidade social e focadas em inovação para se filiar. Outra importante pesquisa é verificar os índices de reclamação em sites como Google e Reclame Aqui, normalmente o foco está nas tratativas, interesse em resolver as questões levantadas pelos clientes.
3. Busque informações com franqueados em operação da marca desejada: perguntas como é o dia a dia da operação, o relacionamento junto à franqueadora são fundamentais para conhecer a fundo o negócio ao qual você pretende fazer parte.
4. COF (Circular de Oferta de Franquia): é um documento desenvolvido pelo franqueador, que apresenta as condições gerais do negócio, aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. O documento é enviado ao candidato da franquia anteriormente à assinatura do contrato. É recomendável contar com um advogado de sua confiança para analisá-lo.
5. Lucratividade: importante conhecer todos os custos que envolvem o negócio, sem esquecer o capital de giro, fundamental para gestão diária da franquia. A previsão de retorno do investimento é outra informação importante, especialmente se houver recursos provenientes de empréstimo bancário, devendo o investidor ter uma correta previsibilidade de pagamento para não se enrolar.
6. Ponto comercial: a localização onde o negócio será implantado é fundamental para o sucesso da Franquia. Análises como contagem de público, visitas ao ponto em diferentes horários do dia, conversar com a vizinhança, analisar os negócios vizinhos ao ponto; se possuem sinergia com a marca e segmento que você pretende implementar são alguns dos cuidados para garantir a melhor localização. As franquias normalmente oferecem este estudo, mas é recomendável a sua avaliação in loco.
Uma vez escolhida a Franquia, é hora de buscar uma equipe engajada, montar a unidade segundo os padrões e iniciar o seu atendimento.
Embora as estatísticas demonstrem uma baixa mortalidade de unidades franqueadas, somente 5 a cada 100 unidades fecham antes de 24 meses (estudo Sebrae / ano de 2016).
Apesar de não existir um modelo de negócio 100% seguro e garantido; é certo que a escolha de uma franquia reduz de modo significativo os riscos, o apoio oferecido pelas franqueadoras garante maior eficiência e com um bom planejamento é possível crescer com a marca passando a ter exclusividade em uma região ou aumentar o leque de negócio com outras marcas e nichos.