Fotografando e construindo memórias

Compartilhe esta publicação:

Foto: Ane Alves

Fotografia não é apenas capturar momentos, é também uma criação de memórias

A chegada de um filho traz muitas emoções, é sempre um misto de sentimentos, e o primeiro registro do recém-nascido é muito importante, pois as características do bebê, nos primeiros dias de vida mudam muito rápido, é interessante realizar o ensaio newborn com um profissional qualificado, pois os pais além de receber belas fotos, querem ter a certeza de que tudo será feito com todo cuidado e segurança. 

O ensaio newborn é um dos mais belos registros que um fotógrafo pode fazer, cada bebê é único e o profissional precisa conhecer a anatomia e a fisiologia do recém-nascido, respeitar seus limites e ter tranquilidade e paciência, pois o bebê é quem conduz a sessão de fotos e tudo é feito conforme seu tempo. 

Apesar de toda a expectativa dos pais durante o ensaio, neste momento o bebê é considerado como o real cliente, pois busca-se não somente agradar aos pais, mas principalmente priorizar o conforto e a segurança do recém-nascido.

Todo o ensaio é pensado para que o registro da interação entre os pais e o bebê gere uma memória afetiva. No momento do ensaio fotográfico, o profissional procura mostrar, através das imagens, o amor, carinho e cuidado da família, as poses com os pais e até mesmo irmãos e avós são pensadas para que o bebê possa sentir a proteção e aconchego da família. 

Pezinhos, mãozinhas, narizinho e algumas “dobrinhas” são alguns detalhes que mudam muito rápido nos primeiros dias de vida, como mencionado anteriormente, e por isso a importância de registrar em detalhes essas partes. 

Quando o trabalho é entregue, imagina-se os pais um dia vendo as fotos, quando seus filhos estiverem grandes, e lembrando dos primeiros dias de vida do bebezinho, do seu cheiro, dos primeiros sons, das risadinhas de quando conseguiam segurá-lo apenas com um dos braços, dos momentos em que comparavam o tamanho das mãos e idealiza-se esse bebê um dia observando suas fotografias, se comparando e buscando semelhanças com o seu filho recém-nascido. 

A fotografia permite registrar diversos tipos de trabalhos e a modalidade newborn pode ser considerada a mais complexa e desafiadora, pelo fato do modelo não atender aos comandos do fotógrafo, a delicadeza e o cuidado exigidos para lidar com o bebê e o desafio de transmitir emoção nas imagens, mas é também a mais gratificante, pois nela além de entregar belas fotografias consegue-se ter uma troca de experiências com a família.

A fotografia me traz diversas vivências, como uma em que a avó começou a chorar ao sentir o afeto que os pais transmitiam durante uma sessão de fotos, nesse momento tive a certeza de que meu trabalho havia atingido o objetivo que esperava.

Instagram: aed.fotografia

Compartilhe esta publicação: