Incentivos para iniciar uma empresa com base na confiança de uma marca já estabelecida no mercado
Aconteceu de 28 a 01/07 a 30° edição da feira mais importante no segmento de franquias do Brasil, a ABF Franchising Expo. Realizada no Pavilhão de exposições do Expo Center Norte, contou com 400 marcas expositoras, 61 mil visitantes e diversos prestadores de serviço que apoiam o setor como fornecedores: Financeiras, Profissionais do setor imobiliário, Meios de pagamento, todos em busca de conexões para fazerem novos negócios.
Paralelamente ao evento, aconteceu também a ABF Franchising Week, em sua 8° edição. O evento foi uma imersão conduzida por 120 palestrantes entre nomes tradicionais do Franchising como Adir Ribeiro da Consultoria Praxis Business, Alexandre Birman Arezzo & Co, Natália Beauty entre outros, unindo tendências de mercado a estudos de comportamento dos consumidores buscando discutir soluções para o setor.
As franquias de alimentação mais uma vez trouxeram maior número de expositores (26%), seguidos pelas áreas de Saúde e Beleza (15%), Serviços (12%) e moda (11%). Os valores de investimento variaram a partir de R$50.000, 50% dos negócios contavam com investimento de até R$200.000.
Tendências e novidades
Em matéria de negócios, além de marcas que anualmente marcam presença como Habibs, KFC, Bobs e Grupo Bittencourt, o evento contou com novidades atendendo o momento econômico do país e a busca de seus investidores.
Micro Franquias
Versões compactas e mais acessíveis que os modelos tradicionais de franquias, com investimento inicial de 135 mil. Menos complexas quanto ao seu modelo de gestão e com retorno de investimento mais rápido, compreendem um modelo extremamente viável para o primeiro negócio do empreendedor. As propostas neste segmento foram reunidas e 30 marcas levaram suas propostas para apreciação dos visitantes.
Formatos diferenciados
Lojas e quiosques não foram as únicas opções apresentadas na feira, quem passou por lá também conferiu novos formatos de negócios tais como delivery multimarca, tuktuk, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônomas, store in store, etc,. A ideia é ir ao encontro do consumidor onde ele estiver, contando com criatividade para ganhar a preferência do consumidor.
Negócios Inteligentes
Projetados para ter pouca mão de obra envolvida em sua operação, autoatendimento contando com eficiência e automação, estes são os princípios operacionais de 2 outros nichos que fizeram muito sucesso nos corredores da ABF Expo, as soluções propostas pelas Lavanderias Express, um conceito clássico no exterior, mas novo no Brasil e os Mini Mercados para Condomínio, que resolvem as necessidades de compras de emergência do dia a dia, chamam atenção pela praticidade de suas operações e pela projeção de lucratividade.
O setor de franquias sempre aguarda com grande expectativa a realização deste evento para analisar as tendências do setor para o novo ciclo e neste ano, ficou muito clara a preocupação com a atualização dos negócios em relação à expectativa dos consumidores, como ele deseja ser atendido, quais produtos ou serviços facilitarão sua rotina.
Já falamos antes sobre as opções quando se pensa em empreender e entre estas as Franquias se destacam pela segurança e baixo nível de especialização exigido.
Para determinar os passos importantes neste processo de busca, visitar o stand na feira ou procurar a Franquia compreende o 1° contato, onde as informações gerais sobre o negócio são transmitidas, valores de investimento e projeções.
O 2° passo é visitar operações em andamento para conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do negócio, relacionamento com a franqueadora.
O 3° e de grande importância é a seleção de um ponto comercial que reúna as características fundamentais para o negócio como vizinhança que tenha sinergia com o negócio e onde se encontre o público-alvo.
Lembre-se sempre que a etapa de planejamento é crucial para o sucesso do negócio. O mercado oferece oportunidades com diferentes níveis de investimento e o seu desafio é escolher o que vai ao encontro do seu sonho de empreender.