Empreender: sonho ou pesadelo?

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Foto: Pexels

Sair do campo das ideias e se lançar às incertezas de um empreendimento não é nada fácil, porém é um movimento necessário quando se deseja tirar os planos do papel  

 O empreendedorismo nasce com um sonho de novas oportunidades de negócios, ser seu próprio “chefe”, construir uma empresa que gere empregos e seja reconhecida pelos seus clientes como referência, fazer a diferença na comunidade em que estamos inseridos, ganhar dinheiro por meio dos seus talentos. 

Todas essas questões passam pela cabeça de quem inicia uma jornada rumo ao empreendedorismo, mas como em toda jornada, teremos percalços. Calma… Não é sobre percalços que vamos falar neste artigo. Refletiremos um pouco sobre a caminhada do empreendedor rumo ao alcance dos seus sonhos e sobre o destino que almejamos quando decidimos empreender.

Antônio Machado, um grande poeta espanhol, disse certa vez em um de seus poemas: “caminhante não há caminho. Caminho se faz ao caminhar”. Observo muito da essência empreendedora nesse verso, pois quando sonhamos com um negócio que realmente faça a diferença, precisamos colocar o pé na estrada e iniciar nosso caminho com planejamento, entusiasmo, ousadia e coragem.

É preciso atitude para viver o sonho, afinal não existe caminho pronto, precisaremos traçá-lo. Ao considerar nosso plano de rota, precisamos pensar que, como em toda caminhada, teremos alguns obstáculos e muitas dúvidas que aparecerão durante o processo: 

• Capacidade financeira; 

• Qualificação dos colaboradores;

• Dúvidas sobre planejamento;

• Buscar a infraestrutura ideal;

• Divulgação e marketing de relacionamento.

Infelizmente alguns desistem só de pensar, mas muitos desbravadores corajosos, com seus planos de negócios em punho, se lançam nessa jornada que traz energia e satisfação quando vivemos o nosso propósito de vida por meio do empreendedorismo.

Ao empreender, é necessário ter um plano de negócios bem detalhado, onde vamos prever todas as necessidades da empresa, do público que ela atende e do mercado em que está inserida. O plano de negócios é o GPS da nossa caminhada e, vez ou outra, vamos precisar recalcular a rota, faz parte do percurso. 

Planejar é fundamental para que o sonho da caminhada não vire um pesadelo sombrio e cheio de tempestades.

Olhar de maneira clara e objetiva para o caminho também é parte do processo e quando nuvens vierem ofuscar a estrada é fundamental que façamos algumas perguntas para nós mesmos: 

• Quais são meus pontos de melhoria em relação aos concorrentes? 

• Quais são meus diferenciais competitivos? 

• Existe alguma oportunidade que o mercado me apresenta e não estou aproveitando?

Essas questões fazem parte do reajuste de rota e devem ser feitas sempre que necessário. As respostas precisam ser sinceras, afinal de contas, é por meio delas que vamos nos reposicionar, tomar fôlego e caminhar mais uma milha rumo ao destino traçado.

Mas qual é o destino? 

Saber qual é o destino é primordial para iniciar a caminhada rumo à realização de um sonho. No caso do empreendedorismo, o destino é representado por nossos propósitos como empresa. Atitudes que nos movem e criam nossa essência, nos impulsionando a sermos quem somos em um caminho cheio de caminhantes que muitas vezes parecem iguais e se dirigem para o mesmo rumo. 

Quando conhecemos bem nossos propósitos empresariais, traçamos uma meta que não é somente financeira, mas torna-se um estilo de vida do empreendimento. Essa meta é a essência, o “porque de ser” da empresa, e isso é muito particular em cada negócio, sendo que, na maioria das vezes, tem muito a ver com os propósitos do próprio empreendedor. 

Mesmo aqueles que não contam seus propósitos os têm e guardam como combustível para os momentos difíceis da caminhada e podem ser expressos por meio da missão, visão e valores, no entanto, além de usar esses tópicos como ferramenta de divulgação da marca, é preciso viver aquilo que está no papel através de práticas como empresa; seja: 

• Na gestão de pessoas;

• Na gestão de marketing;

• No relacionamento com nossos clientes e fornecedores ou

• Através da responsabilidade social. 

Vivenciar esses propósitos diariamente é uma forma de contagiar o mercado com nossa caminhada, mas também uma maneira de nos lembrarmos de quem nós somos durante o trajeto. Desta forma ficamos menos suscetíveis ao cansaço e frustrações que eventualmente apareçam.

Os propósitos nascem com o sonho. Não deixe que eles se percam.

Você já parou para resgatar os seus?

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