Empreendedores artesãos desempenham um papel importante na economia do Vale do Paraíba

Compartilhe esta publicação:

Foto: Karolina Grabowska

Qualidade, criatividade e diversidade do artesanato é indiscutível, atraindo turistas, fomentando e estimulando a economia regional

O artesanato e as artes são manifestações culturais que revelam a identidade, a singularidade e a criatividade de cada indivíduo e sua comunidade.

É de extrema importância para a realização pessoal, uma vez que o ser humano sente-se parte da sociedade, contribuindo até mesmo para sua saúde emocional, uma vez que sua arte é aceita e recompensada até mesmo com retorno financeiro para a família.

Segundo pesquisa do SEBRAE, o Brasil tem cerca de 8,5 milhões de artesãos e não é diferente que uma parcela está localizada nas diversas cidades do Vale do Paraíba, já que a região é rica em recursos naturais, como:

  • Madeira
  • Cerâmica
  • Fibras naturais
  • Pedras preciosas, entre outras

A comercialização desses produtos feitos à mão é uma maneira de contribuir para a geração de renda e empregos para a população da região.

Muitos deles estão envolvidos em projetos sociais, possibilitando a troca de conhecimentos e vivências.

O artesanato ou produto feito à mão, como queira denominar, é permanente, pois satisfaz as novas demandas do mercado consumidor e se ajusta a ele, como também carrega uma bagagem cultural e social de inestimável valor.

A doação e entrega da criatividade de cada artesão não tem preço, já parou para pensar?

Compartilhe esta publicação: