Projeto do C-390 Millennium para a Coreia do Sul segue avançando
A Embraer participará novamente da Seoul ADEX 2025, entre os dias 20 e 24 de outubro, para promover o seu portfólio de defesa e segurança, incluindo o C-390 Millennium, no estande 7-16. Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e abrangem os domínios aéreo, terrestre, marítimo e espacial.
“Nossa presença na ADEX reflete o forte compromisso com a indústria de defesa da Coreia”, diz Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As aeronaves C-390 para a Coreia do Sul estão avançando conforme o planejado, e valorizamos a estreita cooperação que temos com a DAPA, a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF, na sigla em inglês) e nossos fornecedores coreanos neste projeto.”
Em 2023, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) selecionou o C-390 Millennium em sua licitação pública para Aeronaves de Transporte de Grande Porte (LTA-II), fornecendo à ROKAF novas aeronaves militares de transporte. As aeronaves C-390 Millennium serão especialmente configuradas para atender aos requisitos da ROKAF, juntamente com um pacote completo de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças sobressalentes.
O acordo prevê um robusto programa de cooperação industrial, no qual componentes importantes do C-390 serão produzidos na Coreia do Sul por parceiros locais da indústria aeroespacial – entre eles ASTG, EMK e Kencoa Aerospace. A iniciativa fortalece tanto as capacidades da base industrial de defesa coreana quanto os laços aeroespaciais entre Brasil e Coreia.
No mês passado, a Embraer e a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia (KOTRA, na sigla em inglês) realizaram um roadshow de uma semana em Sacheon e Busan, que incluiu visitas e seminários voltados para identificar novas áreas de colaboração entre a Embraer e empresas coreanas.
A Embraer possui uma cadeia global de fornecedores e mantém parcerias com empresas coreanas desde o lançamento do programa de aeronaves comerciais E-Jets E2, em 2013. Desde 2024, o Centro de Inspeção de Voo da Coreia do Sul opera um jato executivo Embraer Praetor 600 – plataforma reconhecida por seu desempenho excepcional e versatilidade.
C-390 Millennium mantém impulso global
O impulso internacional do C-390 Millennium continua crescendo – além da Coreia do Sul, o modelo já foi selecionado por outras 10 Forças Aéreas1 ao redor do mundo. A Força Aérea Portuguesa, que já opera a aeronave, assinou recentemente contrato para aquisição de uma sexta unidade e inclusão de dez novas opções de compra, abrindo caminho para potenciais aquisições por futuros países parceiros.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas. (Fonte: Embraer)