A empresa não atendeu às expectativas do mercado e registrou seu menor lucro bruto trimestral em dois anos
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que os fabricantes de carros elétricos priorizarão o crescimento das vendas sobre os lucros em uma economia lenta em uma guerra de preços que começou no final do ano passado.
O chefe da Tesla, Elon Musk, dobrou a aposta em uma guerra de preços que começou no final do ano passado, dizendo que a montadora de carros elétricos priorizará o crescimento das vendas sobre os lucros em meio ao enfraquecimento da economia.
Depois de reduzir fortemente os preços para estimular a demanda e conter a crescente concorrência em mercados como Estados Unidos e China, a empresa registrou sua margem de lucro bruto trimestral mais baixa em dois anos e não atingiu a marca esperada pelo mercado.
As ações da montadora caíram 6% no mercado secundário.
“É melhor vender inúmeros carros com uma margem menor e colher essa margem no futuro, à medida que aperfeiçoamos a autonomia”, relatou Elon Musk a investidores em uma teleconferência.
Como a economia permanece instável, as solicitações das montadoras de carros elétricos estão ultrapassando as montagens, disse ele.
Elon Musk disse anteriormente que planejava vender 2 milhões de veículos este ano, mas se negou reconfirmar essa informação e manteve a meta oficial da empresa de 1,8 milhão de veículos remetidos.
A empresa registrou margem bruta de 19,3%, abaixo das expectativas do mercado de 22,4%, segundo 14 analistas ouvidos pela Refinitiv.
A Tesla também não informa as margens brutas de seus automóveis, com alguns investidores observando.
Elon Musk disse que a recessão dificultou dar uma perspectiva de margem de lucro. De acordo com cálculos da Reuters, a margem bruta de automóveis da empresa no primeiro trimestre foi de 19% excluindo crédito regulatório, em comparação com 24% no trimestre anterior.
Analistas dizem que os fabricantes de carros elétricos podem precisar cortar ainda mais os preços, especialmente sob pressão de uma guerra de preços na China.
O estoque da Tesla foi de US$ 14,38 bilhões no primeiro trimestre, ante US$ 6,69 bilhões no mesmo período do ano passado.
A empresa gastou US$ 154 milhões em dinheiro durante o trimestre e teria gasto muito mais se não fosse pelo retorno de US$ 1,6 bilhão sobre o benefício do investimento.
O lucro líquido da Tesla caiu quase um quarto, para US$ 2,51 bilhões, em relação ao trimestre do ano anterior, impactado por maiores custos de matéria-prima, logística e garantia, e um aumento na produção de 4.680 baterias.
O lucro ajustado e o lucro de itens individuais validam com as estimativas da Refinitiv.