Inteligência Artificial é uma tecnologia em constante evolução e tendência atual na formação de carreiras
A demanda por profissionais de TI é constante, exigindo das empresas recrutarem os melhores talentos. Nesse cenário, se o objetivo é estar preparado, a opção mais vantajosa é dominar as atualizações do mercado, como a Inteligência Artificial. Segundo pesquisa da DIO, a relevância desse conhecimento é uma realidade e os recrutadores estão voltados para quem possui certificações do setor, além de avaliações técnicas e apresentação de portfólio. Logo, o ideal é se manter informado ao máximo e, do ponto de vista institucional, estreitar os laços com parcerias efetivas, alinhadas com a modernização.
A realidade laboral exige formação tech
Segundo levantamento recente do Google for Startups, o Brasil terá um déficit de 530 mil especialistas no campo tech até 2025. “Para este ano, as organizações estão voltadas a profissionais com práticas sustentáveis, bom conhecimento das vertentes e carreiras inovadoras. A razão disso vem da necessidade empresarial de unir expectativas dos candidatos com as ações corporativas. Dessa forma, profissões como associadas com Engenharia de Dados, Desenvolvimento de Software em Nuvem, Inteligência Artificial, Machine Learning e Segurança cibernética, não somente se encontram em alta, como tendem a movimentar o mercado”, explica Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
De acordo com o estudo “Inteligência Artificial na América Latina 2023”, da NTT DATA em parceria com o MIT Tech Review, cerca de 80% das companhias latino-americanas já implementam IA. Essa rápida adoção leva a uma preparação obrigatória, alinhada com ferramentas e soluções modernas. De qualquer maneira, essa renovação traz benefícios ímpares para a cultura organizacional, inserindo uma vantagem competitiva significativa e aprimoração na dinâmica.
Todavia, na prática, esse conhecimento pode apresentar desafios para os trabalhadores, chamando a atenção para locais propiciando aprendizado e desenvolvimento. “Na Total IP, a equipe é multi tecnológica, ou seja, a implantação e o treinamento para os usuários é fácil e intuitiva. O suporte ainda inclui a área de performance, responsável por auxiliar na otimização das soluções e dar sugestões de melhorias. Contudo, para essa execução ser bem feita, são realizados diversos treinamentos internos, propiciando uma formação de qualidade nas áreas em questão, tais como novidades da informática”, pontua o gestor.
O conhecimento em IA aumenta os resultados
Para quem deseja usar a Inteligência Artificial como vantagem no meio de atuação, suas operações envolvem âmbitos diversos, principalmente quando envolvem a automação de tarefas operacionais e o desenvolvimento de habilidades humanas. Levando como exemplo a própria Total IP, é uma desenvolvedora de softwares com o intuito de aprimorar a experiência dos clientes por meio do atendimento. Dessa forma, a ferramenta é usada para treinar o atendimento dos robôs a partir de transcrições de áudio, assim como prestar assistências em vários canais com as mesmas respostas.
Se a ideia é agilizar demandas e focar em estratégias, é preciso ter em mente as tarefas as quais podem ser delegadas aos sistemas. Assim, atividades como escrever e criar documentos, tirar dúvidas e pedir ajuda com informações, tendem a ser repassadas para auxílio da máquina. Esse processo resulta em maior produtividade mas, apesar desses avanços, uma carreira de sucesso ainda é consolidada por habilidades humanas. Logo, dominar tais sabedorias relacionadas à IA é indispensável.
No geral, 2024 é o ano responsável por grande revolução em meio a IA e essa circunstância tende a assustar a sociedade pelo medo de substituição. Todavia, quanto mais sofisticada a tecnologia, maior deve ser o nível de complexidade e eficiência vindo do ser humano. “Para, de fato, se destacar, é indispensável um investimento em habilidades já existentes e competências novas, buscando rápida adaptação. Como um todo, a atual era é marcada por transformação digital e cada avanço traz promessas e desafios, sendo crucial abandonar especulações sobre o futuro e focar no hoje”, finaliza Sanches.