Ao conhecer as áreas que precisam ser aprimoradas ou inovadas é possível traçar um plano de ação estratégico e eficaz para a alavancagem do negócio.
O diagnóstico é fundamental para a alavancagem do negócio, pois permite que a empresa identifique suas deficiências, oportunidades de melhoria, estimula a criatividade e a inovação.
Sem um diagnóstico preciso, as ações de alavancagem podem ser mal direcionadas, desperdiçando recursos e esforços em áreas que não trarão resultados significativos para a empresa. Por outro lado, com um diagnóstico preciso, a empresa pode identificar seus pontos fortes e utilizá-los a seu favor, explorando novas oportunidades de mercado e aprimorando sua eficiência operacional.
Segundo os maiores especialistas do mundo, como Ram Charam, por exemplo, a melhor maneira de levantar informações precisas e criar indicadores consistentes é por meio de um diagnóstico profundo de empresas.
Além disso, o diagnóstico também pode ajudar a empresa a antecipar problemas e riscos, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas para evitar prejuízos financeiros ou de reputação.
Veja alguns questionamentos que um bom diagnóstico irá lhe ajudar a solucionar:
- Sabe aquele investimento que você almeja há tempos, mas parece sempre inalcançável?
- Você sabe quanto vale sua empresa?
- Quer ampliar sua empresa, mas não tem certeza se está preparado para isso?
- Conheço minhas forças e fraquezas?
- Meu caixa é saudável?
- Tenho indicadores de desempenho dos principais processos?
- Conheço a situação de todos os processos organizacionais da minha empresa?
- Meus processos são aderentes às boas práticas de mercado?
- Como estou em relação a meus concorrentes?
- Existe alguma deficiência ou ameaça que possa impactar gravemente minha empresa?
- Os resultados operacionais e do negócio estão melhorando ou piorando?
Portanto, é importante que as empresas realizem diagnósticos regulares e aprofundados para identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, garantindo que suas ações de alavancagem sejam direcionadas para as áreas que mais precisam de atenção e que possam gerar resultados positivos, tais como: finanças, a gestão administrativa e de Recursos Humanos, processos produtivos, saúde segurança e meio ambiente, qualidade, mercado, concorrentes e os clientes, enfim todos os processos que abrangem uma empresa. Com base nessas informações, é possível traçar um plano de ação para alavancar o negócio.
A alavancagem do negócio pode ser alcançada por meio de diversas estratégias, como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, a melhoria do atendimento ao cliente, o investimento em marketing e publicidade, a otimização dos processos internos, a redução de custos e o aumento da eficiência operacional.
É importante lembrar que a alavancagem do negócio não acontece da noite para o dia e exige dedicação, planejamento e perseverança por parte dos gestores e da equipe.
O ideal é que se faça o diagnóstico de forma preventiva, mas infelizmente não somos preventivos:
A Obesidade cresceu 90% em 15 anos no Brasil
Índice de brasileiros obesos passou de 11,8% em 2006 para 22,9% em 2021
55% dos diabéticos não sabem que tem a doença
As pessoas entrevistadas justificaram da seguinte forma:
- Falta de tempo
- Medo do resultado
- Cultura vigente não dá importância
- Desconhecimento das consequências ou da importância
- Desconhecimento ou medo das técnicas
- Vergonha quanto ao resultado
- Falta de acesso às técnicas
- Acha que vai investir muito dinheiro
Seja na vida pessoal ou na vida da empresa agir preventivamente nos dá longevidade e sustentabilidade, além de prevenir surpresas desagradáveis.
Aplicar um diagnóstico de forma preventiva, ou seja, como ferramenta de busca de novas oportunidades, inovação, crescimento é muito melhor do que a aplicação corretiva.
A primeira eleva sua empresa para o próximo nível, a segunda, vai tratar as feridas abertas, um processo muito mais doloroso.
Lembre-se: Somente o conhecimento da situação real da empresa, com base em fatos e dados, é capaz de orientar a determinação da estratégia e das ações corretas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.