Diagnósticos Empresariais: Alavancando a Inovação, a Criatividade e a tomada de decisão na sua Organização

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Foto: Pexels

Ao conhecer as áreas que precisam ser aprimoradas ou inovadas é possível traçar um plano de ação estratégico e eficaz para a alavancagem do negócio.

O diagnóstico é fundamental para a alavancagem do negócio, pois permite que a empresa identifique suas deficiências, oportunidades de melhoria, estimula a criatividade e a inovação.

Sem um diagnóstico preciso, as ações de alavancagem podem ser mal direcionadas, desperdiçando recursos e esforços em áreas que não trarão resultados significativos para a empresa. Por outro lado, com um diagnóstico preciso, a empresa pode identificar seus pontos fortes e utilizá-los a seu favor, explorando novas oportunidades de mercado e aprimorando sua eficiência operacional.

Segundo os maiores especialistas do mundo, como Ram Charam, por exemplo, a melhor maneira de levantar informações precisas e criar indicadores consistentes é por meio de um diagnóstico profundo de empresas.

Além disso, o diagnóstico também pode ajudar a empresa a antecipar problemas e riscos, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas para evitar prejuízos financeiros ou de reputação.

Veja alguns questionamentos que um bom diagnóstico irá lhe ajudar a solucionar:

  • Sabe aquele investimento que você almeja há tempos, mas parece sempre inalcançável?
  • Você sabe quanto vale sua empresa?
  • Quer ampliar sua empresa, mas não tem certeza se está preparado para isso?
  • Conheço minhas forças e fraquezas?
  • Meu caixa é saudável?
  • Tenho indicadores de desempenho dos principais processos?
  • Conheço a situação de todos os processos organizacionais da minha empresa?
  • Meus processos são aderentes às boas práticas de mercado?
  • Como estou em relação a meus concorrentes?
  • Existe alguma deficiência ou ameaça que possa impactar gravemente minha empresa?
  • Os resultados operacionais e do negócio estão melhorando ou piorando?

Portanto, é importante que as empresas realizem diagnósticos regulares e aprofundados para identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, garantindo que suas ações de alavancagem sejam direcionadas para as áreas que mais precisam de atenção e que possam gerar resultados positivos, tais como: finanças, a gestão administrativa e de Recursos Humanos, processos produtivos, saúde segurança e meio ambiente, qualidade, mercado, concorrentes e os clientes, enfim todos os processos que abrangem uma empresa. Com base nessas informações, é possível traçar um plano de ação para alavancar o negócio.

A alavancagem do negócio pode ser alcançada por meio de diversas estratégias, como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, a melhoria do atendimento ao cliente, o investimento em marketing e publicidade, a otimização dos processos internos, a redução de custos e o aumento da eficiência operacional.

É importante lembrar que a alavancagem do negócio não acontece da noite para o dia e exige dedicação, planejamento e perseverança por parte dos gestores e da equipe.

O ideal é que se faça o diagnóstico de forma preventiva, mas infelizmente não somos preventivos:

Mais 50% da população feminina não fazem exames preventivos, quando pensamos na masculina o percentual aumenta para mais de 80%.

A Obesidade cresceu 90% em 15 anos no Brasil

Índice de brasileiros obesos passou de 11,8% em 2006 para 22,9% em 2021

55% dos diabéticos não sabem que tem a doença

Pessoas cada vez mais jovens estão indo parar na emergência com infartos e derrames, de 2020 para 2021 aumento de 27%.

As pessoas entrevistadas justificaram da seguinte forma:

  1. Falta de tempo
  2. Medo do resultado
  3. Cultura vigente não dá importância
  4. Desconhecimento das consequências ou da importância
  5. Desconhecimento ou medo das técnicas
  6. Vergonha quanto ao resultado
  7. Falta de acesso às técnicas
  8. Acha que vai investir muito dinheiro

Seja na vida pessoal ou na vida da empresa agir preventivamente nos dá longevidade e sustentabilidade, além de prevenir surpresas desagradáveis.

Aplicar um diagnóstico de forma preventiva, ou seja, como ferramenta de busca de novas oportunidades, inovação, crescimento é muito melhor do que a aplicação corretiva.

A primeira eleva sua empresa para o próximo nível, a segunda, vai tratar as feridas abertas, um processo muito mais doloroso.

Lembre-se: Somente o conhecimento da situação real da empresa, com base em fatos e dados, é capaz de orientar a determinação da estratégia e das ações corretas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.

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