Construindo pontes de conhecimento: Lisboa – PT vs São José dos Campos – SP

Compartilhe esta publicação:

Foto: Divulgação/Reprodução

Durante os dias 13 a 16 de novembro de 2023, aconteceu em Lisboa, Portugal, o maior evento de tecnologia do mundo – o WebSummit. Tínhamos a certeza, como uma empresa de tecnologia da região que mais respira inovação no Brasil, o Vale do Paraíba, que a Care Business (care-business.com), grupo joseense de tecnologia em software, dados e inteligência artificial, fundada pelos empreendedores, Elias D Gonçalves e Juliano Oliveira, deveria se fazer presente. 

Como CEO, fui incumbido de participar do evento e trazer na mala muitas experiências e ideias. E sim, agora ainda escrevo de Portugal, posso adiantar ao meu time e a toda comunidade de tecnologia do Vale do Paraíba, que a mala voltará cheia – de ideias, reflexões e prospecções.

Mais de 70 mil pessoas compareceram ao evento grandioso em estrutura. É possível respirar ares tecnológicos nesse período, afinal o mundo está ali por 4 dias. Durante o evento pudemos ouvir debates profundos sobre regulamentação da inteligência artificial, especialistas profundamente comprometidos com a busca do melhor uso das mais inovadoras tecnologias, em décadas. O mundo está diferente devido à inteligência artificial, precisamos saber lidar com isso.

O debate mostrou-se prático – hands-on, quando pelo universo de mais de 2000 startups foi possível presenciar as mais diversas aplicações. Jovens entusiastas do bom empreendedorismo. Aqui vale um destaque, a Inspira, lawtech brasileira, conquistou o prêmio PICHT do evento, concurso de inovação para startups do WebSummit

Também foi possível ficar boquiaberto com soluções simplesmente inacreditáveis, que pareciam terem vindo da ficção científica. Como no caso da empresa Babbel, estão desenvolvendo um dispositivo não invasivo que reconhece e capta os estímulos elétricos gerados pelo pensamento anterior à fala, com isso, utilizando-se de inteligência artificial seriam capazes de traduzir para o idioma desejado. 

O CEO da Volocopter que fez o primeiro voo do carro voador (me parece um “dronezão”) em NY essa semana se fez presente. Celebridades hollywoodianas vocais no discurso para melhoraria do mundo tiveram seu espaço garantido.

Em resumo, tecnologicamente, estamos no páreo, sorri quando presenciei apresentações aclamadas. Pensava: mas o “fulano” lá em Sanja não está fazendo isso? E esse dronezão? Tem um líder mundial de aviação executiva fazendo melhor lá em Taubaté – SP. Aprendi muito, como também ensinei. 

Temos excelentes empreendedores da tecnologia no Vale do Paraíba e no Brasil. Se nós nos organizarmos melhor em um ecossistema colaborativo, podemos ser protagonistas em diversas áreas da tecnologia.

Compartilhe esta publicação: