Talento Natural pode ser considerado como um padrão de pensamento, sentimento e comportamento.
Durante mais de 50 anos de estudo, Don Clifton – conhecido como o “avô da psicologia positiva” – estabeleceu uma metodologia que ajuda as pessoas a:
- Reconhecer seus Talentos Naturais
- Se apropriar deles
- Os usar com intencionalidade
Por meio da aplicação deste processo de desenvolvimento humano sabemos que as pessoas que trabalham com base em seus Talentos, os transformando em Pontos Fortes:
- anseiam pelo trabalho
- têm mais interações positivas com os colegas de trabalho
- tratam melhor os clientes
- dizem que trabalham para uma ótima empresa
- realizam mais atividades diariamente
- têm mais momentos positivos, criativos e inovadores
Como consequência a isso, estas pessoas têm uma maior tendência a atingirem sucesso, seja lá o que considerem sucesso, pois estão alinhadas com seu propósito.
Aqui trago cinco dicas para te ajudar a identificar seus Talentos.
Atividades que você realiza que trazem:
- Desejo
- Rápido aprendizado
- Fluxo
- Vislumbres de excelência
- Satisfação
Explorando mais essas 5 dicas para se identificar seus Talentos Naturais:
- Desejo
A que tipo de atividade você está naturalmente propenso?
Quando se voluntaria a fazer algo de forma automática, como, por exemplo, quando alguém pergunta em um grupo de amigos “quem topa organizar a festa de final de ano comigo?”.
Sempre tem quem se prontifica a fazer.
Qual Talento você acredita que essa pessoa tem?
- Rápido aprendizado
Quais tipos de atividades você parece assimilar rapidamente?
Você já vivenciou uma experiência em que precisou realizar algo de forma inesperada, e quando o fez se surpreendeu com a habilidade em fazer?
Para ficar no mesmo exemplo anteiro, precisou receber os convidados de um evento social, ser anfitrião(ã).
Isso é uma forte evidência de qual Talento?
- Fluxo
Em quais atividades você pareceu automaticamente saber os passos a seguir?
Como o próprio nome diz, entrar no fluxo de uma atividade, quando você não se dá conta de perceber o tempo passar.
Aqui é mais fácil encontrar exemplos, quando está lendo um livro, analisando dados em uma planilha, ou também se conectando com o máximo de pessoas possíveis no evento social do exemplo anterior.
Quais Talentos esses comportamentos estão conectados?
- Vislumbres de excelência
Durante quais atividades você teve momentos de excelência, que fizeram pensar “como fiz isso”?
Algo em que até você se surpreendeu em ter realizado, ou seja, sua habilidade facilitou o processo.
Algumas pessoas têm grande facilidade para consertar equipamentos eletrônicos, por exemplo.
Qual Talento você acredita que é responsável por isso?
- Satisfação
Quais atividades que ao realizá-las você pensou “quero fazer isso de novo”.
É um comportamento típico da criança quando faz algo “excitante”, e costuma pedir “de novo”.
Também posso pensar em vários exemplos, mas um que surge a mente no momento é quando particularmente estou falando para um grupo de pessoas. Sim, falar em público é algo que me deixa esse sabor de “fazer de novo”.
Qual Talento imagina que eu tenho que traz essa satisfação?
Claro que essa é uma forma mais trabalhosa de se identificar os Talentos Naturais, pois depende uma análise pessoal, às vezes muito profunda.
A Gallup, que é detentora da metodologia criada por Don Clifton, disponibiliza uma avaliação que atualmente é feita online e que traz como resultado o que chamamos de DNA de Talentos.
Essa avaliação foi considerada pela Harvard Business Review, uma das revistas de negócios mais importantes, como umas das 3 análises comportamentais mais importantes da história.
Sim, é tudo isso mesmo, pois o resultado é praticamente um “espelho” de nós mesmos.
A avaliação coloca, em ordem de relevância para a pessoa que o realiza, 34 Talentos Naturais identificados por Don Clifton ao longo dos mais de 40 anos de pesquisa realizada.
Estes Talentos Naturais são agrupados em 4 domínios distintos:
- Execução – pessoas com temas de Talentos dominantes neste domínio, sabem como fazer as coisas acontecerem.
- Influência – pessoas com temas de Talentos dominantes neste grupo, sabem como assumir o controle, expressar opiniões e garantir que a equipe seja ouvida.
- Relacionamento – pessoas com temas de Talentos dominantes neste grupo, conseguem construir relações fortes que podem unir uma equipe e torná-la maior que a soma das partes.
- Pensamento Estratégico – pessoas com temas de Talentos dominantes neste domínio, ajudam as equipes a considerar o que poderia acontecer. Elas absorvem e analisam informações que podem levar a melhores decisões.
Chamamos esse “ranking” de DNA de Talentos porque é realmente único. A probabilidade de encontrarmos duas pessoas no planeta Terra que tenham, por exemplo, os primeiros 5 Talentos iguais e na mesma ordem, é de 1 em 33 milhões. Estou falando apenas dos 5 primeiros, imaginem quando avançamos aos demais 29 Talentos.
A beleza desse processo de autoconhecimento é também entender como os Talentos Dominantes se manifestam de forma conjunta em cada pessoa, o tornando um indivíduo único, com todo seu potencial latente para entregar excelência no que faz melhor.
O processo de mentoria que é baseado nesta metodologia apoia o indivíduo a despertar dentro dele a “paixão por si próprio!”.
Quando você entende como seus Talentos podem te levar ao próximo nível, seja da carreira ou da vida pessoal, os caminhos se abrem e fica mais prazeroso seguir ao longo da jornada.
Do ponto de vista das empresas, quando o empresário, o gestor ou o líder, conhece efetivamente os Talentos dos seus colaboradores, por óbvio encurta os caminhos para se definir as atividades a serem realizadas por cada um, e com isso se ganha uma equipe mais engajada e com potencial de atingir melhores resultados.
Como exemplo, a Harvard Business Review – novamente ela, fez um estudo em conjunto com os clientes da Gallup, para se comparar resultados entre empresas que fazer gestão com base nos Pontos Fortes e as que não fazem.
Vejam abaixo alguns dos resultados obtidos nesta pesquisa:
- Aumento de VENDAS entre 10% e 19%
- Aumento de LUCRO entre 14% e 29%.
- Até 16pp de redução de “turnover”.
- Maior ENGAJAMENTO de clientes e funcionários, em até 15%.
Portanto, ficam muito claro as vantagens em trabalhar alinhado com seus Talentos Naturais.
Profissionais como eu, que somos treinados e certificados pela Gallup para utilizar essa metodologia, temos um sonho.
Imaginem um mundo onde a grande maioria das pessoas conheça seus Talentos Naturais e possa vivenciá-los todos os dias, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Certamente o teríamos um mundo muito melhor para se viver.
Se você se interessou em conhecer mais sobre esse método de trabalho, e quer aplicar em sua vida ou na empresa que atua, sendo como proprietário, gestor, líder ou colaborador, me chame que estarei sempre à disposição para apoiar.
Ficou com aquele gostinho de “quero mais”?
Vamos conversar…