O Centro de Educação Empreendedora (CEDEMP) de São José dos Campos começou o mês de abril com um calendário de ideias de negócios e workshops de inovação
Semanalmente, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura passam pelo espaço criativo do centro para iniciar um projeto empresarial.
Mais de 4.700 alunos são esperados para participar das oficinas até junho, o primeiro de uma série de eventos realizados pela Rede Municipal de Ensino ao longo do ano letivo.
Previsto para dezembro, ideias inovadoras e atividades práticas do Empreende, um dos maiores eventos de educação empreendedora do país, envolverão todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, transformando alunos e equipes em projetos.
Os alunos da Professora Emefi Antônio Palma Sobrinho, do Parque Nova Esperança, vivenciaram o “começo” dessas atividades empresariais neste dia 10 de abril de 2023.
“A oficina é muito interessante. Estamos aprendendo coisas diferentes. Começamos conversando sobre produtos e ideias do passado, do presente e do futuro. O que mais gosto é da dinâmica das aulas e dos momentos de trabalho em grupo”, relatou uma adolescente – 14 anos.
Este projeto continua nas escolas por meio do enriquecimento curricular, onde os alunos desenvolvem projetos e aprendem mais sobre conceitos como criatividade, inovação, modelos de negócios, comercialização, sustentabilidade, viabilidade econômica e muito mais.
O objetivo das ideias inovadoras é simplificar a vida diária das pessoas e garantir uma melhor qualidade de vida.
A Formação em Empreendedorismo faz parte do currículo e dos eventos da Rede Municipal e foi ampliada este ano.
A colaboração com o SEBRAE no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – (JEPP) será expandida, envolvendo mais de 38 mil alunos do ensino fundamental do 1º ao 9º ano.
Isso representa um aumento de 61% em relação ao ano passado.
Aos professores serão oferecidos treinamentos presenciais e on-line sobre temas de empreendedorismo, além de fornecer às famílias dos alunos acesso a cursos on-line por meio do Programa Família Empreendedora.
A Pedagogia Empreendedora dos Sonhos envolverá mais de 7.000 crianças até os dois anos de idade na educação infantil.