Entenda o significado da frase “a primeira impressão é a que fica.”
“Olá, seja bem-vindo, meu nome é Flavio Lima, como posso te ajudar?”.
Uma frase simples que pode causar impacto, se acompanhado de uma boa aparência, roupa adequada, postura de confiança.
Especialistas dizem que para causar uma boa impressão são necessários 8 segundos, exatamente. Você está atento para não perder esse “time” na venda?
Quando vamos atender o cliente, a primeira coisa que precisamos fazer é estabelecer conexão através do contato visual, identificando padrões para começar o jogo vencendo. Para iniciar o jogo na vantagem, você vendedor precisará estar pronto, com o uniforme impecável e organizado. Caso seja homem, a barba precisa estar alinhada, se for mulher, uma maquiagem leve.
Ao dar as boas-vindas faça com a postura ereta, energia na voz e com sorriso no rosto. Pronto, dentro de 8 segundos podemos dizer que o primeiro passo foi dado, a partir de agora o seu cliente está apto a receber seu atendimento com mais atenção.
No decorrer dos anos como profissional, deparei com alguns erros, compartilharei aqui:
Vendedor largado: barba grande e desalinhada, uma aparência que não passa credibilidade. Conheço empresas que não contratam se o candidato comparecer assim na entrevista.
Quando for uma venda consultiva, é imprescindível que a figura do vendedor (a) passe autoridade e confiança. Uma vestimenta mais formal nesta hora ajuda. Passar a imagem de que é o melhor no que faz é meta principal. A partir disso, há negociação e fechamento.
Departamento sem uniforme: organização traz confiabilidade, geralmente compramos de quem confiamos. Em uma empresa onde os colaboradores não estão uniformizados, a dúvida da capacidade acontece inconscientemente para o cliente. Ter um uniforme adequado para sua área de atuação é essencial. O código de vestimenta precisa estar conforme o seu negócio.
Postura: apoiando-se no balcão com uma postura relaxada não passa a credibilidade do seu serviço. Por qual motivo deveria comprar de você? O vendedor precisa estar sempre aprumado, firme e pronto para atender qualquer cliente.
Meu amigo vendedor, o quanto a primeira impressão é importante para você e o quanto sua apresentação pessoal está adequada?
Caso esteja falhando em alguns dos itens acima, que tal rever a falha e começar como um novo vendedor. Bora vender mais?