O desafio de empreender na Cidade Inteligente
A primeira cidade inteligente do Brasil, São José dos Campos completa hoje 256 anos. Após a expulsão dos jesuítas, sua história começa a contar e, em 1767, torna-se a Vila de São José da Paraíba. Desde então, o que hoje é considerado um dos territórios mais tecnológicos do país, já foi coadjuvante no período áureo do café, referência nacional no tratamento para a tuberculose e ganhou destaque durante o processo de industrialização ao mesmo tempo em que lançou as bases para ser celeiro da ciência e seus cientistas.
Os tempos em que era uma coadjuvante ficaram para trás e São José dos Campos chegou ao protagonismo. E quem decidiu vestir a camisa do empreendedorismo tem tudo para crescer no mesmo ritmo da cidade. “Os consumidores joseenses são cada vez mais exigentes e este perfil se acentuou com a pandemia, que acelerou o processo digital”, destaca o consultor de negócios do Sebrae/SP, Rafael Souza.
Rafael alerta para o fato de que existe um cenário de exigência do uso de uma tecnologia mínima para empreender, principalmente em cidades com as características de São José. O uso de aplicativos e redes sociais qualificadas e profissionais para relacionamento com o cliente faz parte do básico para entrar ou continuar no jogo, seja qual for o porte da empresa. “Quem não estiver preparado estará automaticamente excluso do mercado”, aponta.
A solução é correr para não ficar para trás e para não entrar nas estatísticas de mortalidade empresarial precoce. Em um ambiente em que se respira inovação e capital intelectual diferenciado, o comodismo não é uma opção.
Referência: Sebrae
Por: Ana Gabriela Saboya