Mulheres trazem consigo habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo dos negócios
O empreendedorismo feminino tem se mostrado cada vez mais relevante para o sucesso das empresas. A participação de mulheres nas equipes de gestão traz uma perspectiva única e enriquecedora, resultando em realizações e avanços significativos.
A promoção da gestão de equipes para mulheres contribui para a eficácia e inovação no ambiente de trabalho. Multiplicidade de perspectivas e habilidades proporcionam um ambiente impulsionador de soluções mais tangíveis para as instituições.
As mulheres possuem funções importantes na sociedade com seus trabalhos e família, desempenhando o papel materno e administração do lar, o que lhe traz atribuições e competências valiosas na gestão de equipes. Como, por exemplo, o cuidado com o outro, empatia, liderança e a boa comunicação a fim de tornar o ambiente mais produtivo e inclusivo. Esse papel é um desafio.
A valorização da mulher em cargos de gestão de equipes, representa uma estratégia inteligente e vantagem competitiva, pois proporciona à empresa maior destaque no mercado, maior probabilidade de atrair e reter talentos, além de demonstrar valor agregado, indicando ser uma empresa que se preocupa com a equidade de gêneros.
Atualmente, é percebida a inclusão de tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar ainda mais o desempenho das mulheres. Podemos citar: ferramentas de colaboração remota, treinamentos digitais, reuniões virtuais e uso de plataformas de networking virtual. Enfim, são meios que podem facilitar o trabalho sem comprometer a produtividade podendo fortalecer a presença feminina em cargos de liderança.
Gestão de equipes para mulheres, e o desempenho da liderança, representa não apenas uma evolução na diversidade organizacional, como também uma fonte de inspiração para colaboradoras que possuem competências, porém, têm dificuldades no engajamento de oportunidades de crescimento na carreira.