Marketing não é só mais uma estratégia, é a base
No mundo dos negócios, é comum que empreendedores vejam o Marketing como uma ferramenta a ser acionada somente em momentos de crise ou quando os resultados passam a estagnar. Acreditam ser uma solução mágica para resolver problemas e impulsionar o crescimento.
No entanto, essa visão distorcida está longe de ser correta, pois a questão vai muito além de solucionar problemas. O marketing visa estruturar, posicionar e, principalmente, sustentar um negócio no mercado.
Ao começar um empreendimento, é de se esperar que diversas preocupações e responsabilidades surjam, como o financeiro, desenvolvimento de produtos e serviços, procura de clientes, contratações, etc.
E com isso, o marketing, muitas vezes, é deixado em segundo plano ou visto apenas como um gasto adicional que pode ser adiado. Porém, ele é uma das peças principais para estabelecer um bom sucesso duradouro.
Veja a seguir alguns motivos para preocupar-se com o marketing da sua empresa a partir de agora:
Garantia de segurança e planejamento
O marketing garante para o seu negócio um bom planejamento conforme os objetivos a serem alcançados no momento e assegura que uma boa comunicação seja transmitida para o seu público.
Os negócios que estão começando, precisam ter essa segurança e lapidação, para crescerem de maneira estruturada, estratégica e coerente, evitando riscos e frustrações com os resultados.
Pode parecer banalidade, mas todo esforço é retribuído de maneira positiva, se feito corretamente.
Destaque entre a concorrência
Em um mercado competitivo, o marketing permite que os empreendedores destaquem seus produtos ou serviços, comunicando seus diferenciais e vantagens em relação a seus concorrentes.
Uma frase bem famosa ilustra exatamente a filosofia por trás da importância do marketing nesse viés: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Ações de marketing garantem que o seu posicionamento e comunicação sejam efetuados atraindo o público correto.
Construção de uma marca forte
O marketing contribui também para o desenvolvimento de uma identidade de marca consistente, ajudando a criar uma imagem positiva e reconhecível no mercado.
Atualmente, ser mais do mesmo no seu nicho fará com que outras empresas ultrapassem a sua visibilidade e conquistem o mercado de maneira mais rápida e inteligente. E para isso, existem estratégias que podem alavancar a imagem da sua empresa, de maneira a superar esses possíveis desafios.
Lembre-se de que o marketing também faz parte do seu trabalho e é um pilar importantíssimo para a sustentação da sua empresa.