A ação Novembro Azul

Compartilhe esta publicação:

Foto: Pexels

Confira um rápido bate-papo entre o psicanalista Donizeth Silva e a Enfermeira Integrativa Jucilea Ribeiro

Jucilea Ribeiro: Como psicanalista clínico, como você enxerga a resistência ao exame preventivo ao câncer de próstata?

Donizeth Silva: Acredito que é a questão de disseminação da informação. Antes, o exame mais divulgado para prevenção do câncer de próstata era o toque retal. Mas hoje, tem outros exames que podem fazer: o ultrassom, de urina, de sangue, tem várias outras maneiras que um médico pode detectar. Então, essa resistência atribuo basicamente à falta de informação. 

Jucilea Ribeiro: Até porque hoje em dia, a tecnologia está bem avançada e o exame de sangue, chamado PSA, já revela parâmetros em relação ao funcionamento normal ou anormal da próstata. 

Donizeth Silva: Outro detalhe importante é quando começar a fazer esse acompanhamento, o mais recomendável a partir dos 40 anos, principalmente se você teve casos na família com pai, tio e avô que tiveram problema na próstata, independente do problema, do agravamento do problema na próstata. Tio, pai ou avô, a partir dos 40 anos já é recomendável. 
Hoje o acesso à informação está muito fácil, com um clique se tem à informação, mas aí acaba gerando ansiedade e medos.

Jucilea Ribeiro: Você levantou a questão da genética, há também a epigenética: que são os fatores externos inseridos no organismo ao longo da vida. Portanto, pode existir a predisposição para um câncer de próstata ou de qualquer outra doença, se você tiver a cultura de hábitos saudáveis, o organismo pode não desenvolver a doença. 
Toda essa informação é comprovada cientificamente, comportamentos positivos ajudam na prevenção de outros males ao corpo humano.

Donizeth Silva: Essa campanha é importante para que possa quebrar paradigmas, possa desmistificar o inconsciente coletivo e o homem realmente procurar saber.
Desenvolver hábitos saudáveis, e falando no meu campo da psicanálise, da psicoterapia, o homem precisa estar emocionalmente bem para aceitar que a idade chegou e fazer um acompanhamento.

Jucilea Ribeiro: O Novembro Azul consiste em uma chamada para a prevenção do Câncer de Próstata, porém, o homem pode desenvolver outras doenças e precisa se conscientizar e se cuidar preventivamente.

Donizeth Silva: As pessoas estão esquecendo que a parte emocional é que comanda. O homem precisa de um autoconhecimento pleno. Se houver uma carga, aquele lixo emocional por dentro e vem, por exemplo, um diagnóstico de câncer de próstata, ou qualquer outro tipo de enfermidade que aconteça, que demanda um tratamento intenso, e ele não estiver preparado sentimental e emocionalmente; para enfrentar isso, os resultados decorrentes serão ainda mais difíceis.

Compartilhe esta publicação: