Comemorando 25 anos dos Medicamentos Genéricos no Brasil, Neo Química mostra como contribui para o acesso à saúde de qualidade com preço justo
Em 2023, a Neo Química, marca líder no mercado brasileiro de medicamentos em unidades vendidas¹, vendeu 461 milhões de unidades de medicamentos no país¹, o que representa 878 caixinhas por minuto. Isso a torna líder no mercado brasileiro em unidades comercializadas. E o mercado de genéricos não para de crescer: 79% dos consumidores compram ou já compraram medicamentos genéricos que custam, em média, 60% menos que os de referência nas farmácias². No Brasil existem medicamentos genéricos para o tratamento da maioria das doenças conhecidas, cerca 85% dos medicamentos distribuídos no programa Farmácia Popular são genéricos; e dos 20 medicamentos mais prescritos, 15 já são para genéricos².
“Acreditamos que a política de medicamentos genéricos, estabelecida em 1999, representou um grande avanço para o Brasil. Temos orgulho de ser uma das principais marcas a levar saúde com qualidade e preço justo para todos os cidadãos, especialmente por entendermos que a democratização do acesso é o nosso propósito principal”, afirma Jeandré Cohen, diretor executivo da Neo Química, unidade de negócios da Hypera Pharma.
Neste sentido, o laboratório investe em pesquisa e inovação e, em 2024, já lançou dois novos produtos no mercado: o primeiro genérico da molécula bronfeniramina + fenilefrina³, que oferece dupla ação* e alívio rápido** nos sintomas de coriza e congestão nasal4; e o primeiro genérico5 do besilato de levanlodipino, um medicamento de uso contínuo indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) 5. Essa é a segunda maior molécula5 dentro da sua classe terapêutica, sendo a que mais cresceu nos últimos 5 anos5.
Como resultado desses esforços, a Neo Química alcançou pela terceira vez o prêmio Top of Mind, da Folha de S.Paulo, em medicamentos genéricos e chega a quase todos os pontos de venda do mercado farmacêutico brasileiro. Possui mais de 400 apresentações entre marcas e genéricos, de diversas áreas terapêuticas, como cardiovascular, sistema nervoso central, dor e febre, contribuindo para o acesso da população à saúde no país. Só em Farmácia Popular, a Neo Química cobre nove moléculas em classes terapêuticas que atendem hipertensão, asma, dor, diabetes e colírio.
De acordo com a ProGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos)2,6, os genéricos representam 38% das vendas de medicamentos no Brasil. Desde a criação da Lei nº 9.787, em 1999, os genéricos proporcionaram mais de R$ 281 bilhões em economia para a população.
Nos EUA, onde os genéricos têm mais de 50 anos, o índice é de aproximadamente 60%. Segundo a Associação Americana de Medicamentos Genéricos (GPhA), os estadunidenses economizaram em torno US$1,46 trilhão com a compra de genéricos, na última década2,6.
Em outros mercados como Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, mais maduros, a participação desses medicamentos é maior: 51%, 62%, 57% e 74%, respectivamente – dados que confirmam o potencial desse segmento no Brasil2,6.
Referências
IQVIA PMB MAT UNID MAR’2024
Números do setor [Internet] PróGenéricos. [cited 2024 Maio 14]. Available from: https://progenericos.org.br/genericos/numeros-do-setor/ PróGenéricos: https://progenericos.org.br/genericos/numeros-do-setor/
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lista B de medicamentos de referência. 2024 Jan 05 [cited 2024 Jan 24]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/medicamentos-de-referencia/lista-de-medicamentos-de-referencia
Bula do medicamento maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. [cited 2024 Mai 24]. Available from: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=maleato%20de%20bronfeniramina%20%2B%20cloridrato%20de%20fenilefrina
IQVIA PMB MAT (Janeiro’24).
Mercado [Internet] PróGenéricos. [cited 2024 Maio 14]. Available from: https://progenericos.org.br/genericos/mercado/
PróGenéricos: https://progenericos.org.br/genericos/mercado/
*Descongestionante e Antialérgico
**O efeito descongestionante do cloridrato de fenilefrina inicia-se entre 15 a 20 minutos, podendo persistir por 2 a 4 horas.