A importância do foco na prevenção da Saúde da Mulher de modo integrativo

Compartilhe esta publicação:

saude mulher revista meta
Foto: Shutterstock

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025; destes casos, no ano de 2023 quase 1/3 serão as brasileiras a receberem este diagnóstico.

Considerando essa estimativa preocupante, se concentrar na prevenção cuidadosa dessa doença tão triste e avassaladora, pode-se encontrar uma saída e obter um desfecho favorável.

Sem sombra de dúvidas estamos vivendo em um mundo tóxico de todas as maneiras, os oceanos cheios de lixos, florestas devastadas, cidades poluídas e as doenças derivadas do estilo de vida atual entre outros excessos, entretanto, o objetivo é manter uma vida saudável e de qualidade sem precisar contar com a ajuda de terceiros para realizar as atividades diárias mais simples, em decorrência dessa decisão.

Este texto sugere que você reflita sobre o tipo de vida que leva e alguns dos assuntos aqui presentes podem-te ajudar a começar a cuidar da sua saúde de maneira simples, mas especial. Além disso, se aplicados, provavelmente te levarão a uma vida com qualidade superior e recompensadora.

A tendência atual do estilo de vida é optar por alimentos rápidos, conhecidos como “fast-food”, e negligenciar o conselho de descascar mais e desembalar menos, o que pode ter consequências negativas para a saúde e aumentar o risco de doenças.

É sabido que o corpo humano é composto de 67% a 70% de água; beba água o dia todo, sempre, sempre… O ideal é consumir de 30 ml a 50 ml por kg de peso.

Utilize a água filtrada em pelo menos no filtro de barro, utilize-a para beber, lavar os alimentos, deixar os alimentos de molho, cozinhar, não abra mão deste simples ato, seu corpo agradecerá.

Prefira cozinhar os alimentos em panelas de vidro, cerâmica ou aço cirúrgico; assim não serão contaminados com Metais Pesados (Alumínio (Al), Níquel (Ni), Chumbo (Pb), entre outros).

Você já ouviu falar da Dieta do tipo sanguíneo, é muito eficaz e importante em relação aos tipos de alimentos que o nosso organismo tem a capacidade de digestão.

A alimentação saudável é a principal decisão a se tomar, partindo do princípio para a mudança do estilo de vida.

“Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento” — disse Hipócrates, pai da medicina há mais de 2500 anos.

Sem sombra de dúvidas é a mais importante decisão a tomar, a fisiologia do corpo humano será responsável, na maioria das vezes, para metabolizar e encontrar o caminho para desenvolver o que for necessário para que as atividades celulares se desenvolvam harmonicamente se a alimentação estiver adequada.

Borges TT et al., no estudo: Conhecimento sobre fatores de risco para doenças crônicas: estudo de base populacional dizem – “Esse paradigma de dualidade entre conhecimento e mudança de comportamento apresenta-se como desafiador para a saúde pública, visto que alarmantes prevalências de sedentarismo, tabagismo, consumo abusivo de álcool e obesidade são observadas exatamente em um momento no qual o conhecimento populacional é relativamente elevado. Entendemos, no entanto, que o conhecimento, embora não suficiente para mudança de comportamento, seja fundamental, além de ser um passo importante em direção a uma sociedade mais saudável. Estratégias governamentais de promoção da saúde são necessárias, visando a aumentar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis e, como consequência, modificar o estilo de vida da população brasileira.”

A melhoria da qualidade de vida de uma população está diretamente relacionada à sua capacidade de compreender os fenômenos relacionados à sua saúde.

No mês de março, mais precisamente no dia 08, comemora-se o dia Internacional da Mulher – um mês para refletir o quanto é importante o foco na prevenção da Saúde; de modo integrativo é a reflexão deste artigo.

Compartilhe esta publicação: