Saiba o porquê o planejamento estratégico é fundamental para a sua empresa
Iniciarei uma série de artigos onde irei abordar um tema de extrema importância, muitos empreendedores não realizam na abertura da sua empresa ou até mesmo na manutenção delas, o Planejamento estratégico.
Baseado em dados da Receita Federal, somente no ano de 2022, o país teve aproximadamente 4 milhões de CNPJs abertos, sendo que, 75% são MEI e 25% os não MEI. A expectativa da para 2023 são de 4,2 milhões de novos CNPJs. O que torna o número preocupante é que segundo o SEBRAE, para 4 empresas abertas, 3 fecham as portas dentro de 5 anos.
Quando nos questionamos a razão de uma empresa fechar as portas, os principais motivos são: atendimento, controle financeiro, preço, má administração e gestão de pessoas.
Se a empresa tivesse realizado um planejamento estratégico, teria conteúdo e processos
para realizar ações para cada situação adversa citada acima.
Afinal, quando falamos em planejamento estratégico em vendas, alguns pontos precisam ser levantados, como:
• Missão, Visão e Valores
• Definição de Serviços oferecidos
• Definição do público-alvo
• Metas, OKR e KPI
• Planos de ação e responsabilidades
Missão, Visão e Valores
O primeiro passo para se construir uma empresa é ter especificamente definido quais são seus propósitos, onde a empresa quer chegar e como. Por essa razão investir um tempo em construir esses 3 tópicos é primordial.
Quando falamos de missão, falamos no propósito da empresa. Propósito é o que movimenta, define; é o principal motivo de existir. Ter a missão clara, específica e objetiva nos guia para as tomadas de decisões e na criação de objetivos e metas.
Visão é onde a empresa quer chegar. Com a visão bem definida é possível montar a melhor estratégia para alcançar os objetivos. Assim, toda decisão tomada deve levar em consideração a visão da empresa para o futuro.
Valores são os princípios que guiam a empresa. São com os valores da empresa que ditam como serão pensados a visão e a missão.
É de suma importância de que todos os colaboradores conheçam a Missão, Visão e Valores da empresa, para que possam estar todos em sinergia e um ambiente mais colaborativo de alta performance.
E você amigo(a) empreendedor(a), já definiu a missão, visão e valores da sua empresa? Vem atuando de forma consistente ao que está escrito?