Empreendedorismo com habilidades maternas agitam o mundo dos negócios
Você, mãe, já deve ter escutado essa frase: “Nada te prepara para ser mãe. Ser mãe te prepara para tudo.” Muitas vezes, a maternidade é aquele “empurrãozinho” que te encoraja a sair do lugar comum, e desperta a veia empreendedora que existe dentro de cada um. Em algumas situações de maneira forçada, já que segundo uma pesquisa do portal Empregos.com.br, 56% das mulheres foram demitidas ou conhecem quem foi desligada após licença-maternidade. Ora por vontade/necessidade de fazer o próprio horário, ora por poder trabalhar em casa com os filhos. A realidade é que a maternidade, muitas vezes, pode ser um gatilho para as mulheres empreenderem.
Comprovado de forma científica, existem diversas habilidades desenvolvidas após a maternidade que ajudam na carreira, entre elas: empatia, comprometimento, planejamento, inteligência emocional, resiliência e trabalho em equipe. Isso posto, inegável a linha tênue entre esse universo materno e o empreendedorismo.
Como mãe e como empreendedora, você encontra milhares de coisas te chamando ao mesmo tempo e a matemática é simples! Se tudo é urgente, nada é urgente. Aprender a priorizar é um excelente caminho para começar administrar os dois caminhos. Ser mãe e ser empreendedora é assumir diversas versões e não bater o ponto nunca, mas, ao mesmo tempo, é ver o seu filho bebê ou o seu filho negócio alçar voos que você tanto almejou.
Segundo uma pesquisa do Instituto Mulher Empreendedora, o Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, sendo que 75% delas são mães. Mas, apesar de tudo, está longe de ser uma estrada sem percalços. O empreendedorismo materno ainda tem um caminho longo a ser percorrido.
Administração de tempo em uma realidade de multitarefas
A mãe precisa assumir diferentes papéis ao longo do dia e dividir as tarefas que precisa realizar, planejar e administra-las; é algo inegociável. Se ela não fizer, não tem quem faça coisas que só ela pode fazer. Gerenciar melhor o tempo é uma habilidade que pode ser muito bem desenvolvida na maternidade, e pode ajudar e até motivá-la no trabalho.
Criatividade materna
Tem alguma mãe aí que nunca inventou uma história, uma música ou não pensou em uma brincadeira bem diferente com o seu pequeno? As crianças tiram o melhor de nós e fazem a gente sair da caixa, pensando de forma muito mais criativa. Fora que um desenvolvimento importante para o estímulo da criatividade é tirar o foco do trabalho para chegar em importantes soluções.
Inteligência Emocional
O controle emocional é o que segura a gente para não desistir e jogar a toalha. A birra, o choro de uma criança que não quer comer, joga no chão tudo que vê pela frente, porque eles ainda estão aprendendo e desenvolvendo os seus sentimentos, é um baita treinamento tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.
Maternidade e empreendedorismo: tendência que vem crescendo
O empreendedorismo pode ser uma excelente oportunidade para mães conciliarem vida profissional e maternidade. Com muito estudo, trabalho e empenho, ele pode ser um excelente caminho para a independência financeira e ter mais tempo para os cuidados dos filhos e da família.
Maternidade transforma
Depois da maternidade, a gente se transforma. A verdade é que aquela mulher deixou de ser aquela mulher. Nasce uma mãe e nasce um novo “eu”. Sou mãe de uma menina de seis anos e um menino de um ano. Tenho certeza que depois deles, me sinto mais preparada, pronta e capaz para encarar os desafios. Não é sobre romantizar a maternidade, mas, sim, trazer ela para a realidade. Com os filhos vêm novos desafios, culpa, privação de sono, cansaço extremo, falta de tempo, mas me dedicar a eles não prejudica a minha a minha carreira e nem capacidade de administrar um negócio, por exemplo. Muito pelo contrário! Vivam as novas habilidades maternas! As mães precisam reconhecer o próprio potencial! Ser mãe é, também, ser líder!