Quando não dar conta de tudo é permitido

Compartilhe esta publicação:

Foto: Pexels

Definir prioridades e assumir limites são passos essenciais para uma performance saudável

Por mais que tentemos, é desumano a tentativa em dar conta de todas as atribuições as quais somos submetidos. O ideal é que encontremos equilíbrio nas prioridades, visando realizá-las com qualidade e esmero. 

As demandas são inúmeras, sejam elas relacionadas à família, aos filhos, aos estudos ou ao trabalho. Então como encaixar tudo isso em nossa rotina? 

Hoje, a realidade de grande parte das mulheres brasileiras envolve o cuidar dos filhos, da família, obrigações domésticas, estudos e trabalho. Isso porque o crescimento das mulheres no mercado de trabalho e nas universidades vem aumentando significativamente. Conforme o último levantamento do IBGE, em 2010 nós alcançamos o marco de 51% da população brasileira e somos 57% dos alunos cursando o ensino superior. 

Devido a esse fato, é inegável que as mulheres têm conquistado seu espaço, entretanto, tal conquista vem acoplada a demasiadas responsabilidades e ocupações que nos acarretam ao desgaste físico, emocional e mental. 

Para começar, é preciso saber que somos diferentes, que cada mulher é única! É evidente que as prioridades, interesses e escolhas são diferentes. Mas para que isso dê certo, não tente ser quem você não é!

Quem disse que toda mulher precisa se casar e ter filhos para ser feliz? Ou que toda mulher precisa trabalhar fora para se sentir realizada? Ou ainda que mulheres que se dedicam exclusivamente ao lar são frustradas? O importante é saber que você deve estar exatamente onde você quer estar. Não existe certo ou errado! As realidades são variadas, as oportunidades na vida são distintas e as conquistas singulares. 

Portanto, o primeiro passo para “dar conta do recado” é saber quem você é e quais são os seus interesses. Após suas escolhas, organize sua vida. Certamente não lidamos apenas com nossas escolhas, a vida nos coloca em certas circunstâncias que não foram impostas por nós e consequentemente nos vemos frente a muitas situações nas quais não sabemos administrar. 

No entanto, o que posso te dizer é que reclamar deixará sua vida mais pesada. Demasiadas mulheres reclamam do quão cansadas estão e de como as demandas as deixam esgotadas.

Portanto, que tal deixar as lamúrias de lado e entender que a felicidade só depende de nós? Rompa com esse estereótipo de mulher perfeita e entenda que as transformações e mudanças devem começar por você. Tenho buscado estratégias que auxiliam a encaixar as demandas da vida, cito na sequência algumas. 

Gerenciamento de tempo! Ao organizar sua rotina, é possível enxergar as tarefas a serem cumpridas. Empregando essa estratégia, é provável que mais afazeres sejam completados no decorrer do dia, de tal forma que otimize seu tempo focando no que realmente importa. 

Acorde cedo! Uma noite de qualidade te deixará disposta na manhã seguinte, seu dia será mais produtivo e como resultado o rendimento será gratificante. Você terá tempo e ânimo para as atividades do dia. 

Dê o seu melhor! Não há função mais fácil ou mais difícil, pode-se dizer que todas são desafiadoras. Se você é mãe, ame seus filhos e deixe claro para eles que você está disposta a ajudá-los no que for necessário. Uma grande parcela de mães abandona seus filhos, deixando-os a viver sustentados por tecnologia, já que assim é mais fácil. Não os perca, seja presente, passe tempo de qualidade. 

Se você é profissional, trabalhe com diligência. Participe de formações, obtenha qualificações, busque conhecimentos e seja madura para favorecer positivamente. Estude. O mundo está constantemente em evolução e devido a isso não podemos parar. A aquisição de uma Língua Estrangeira é absolutamente um diferencial em destaque há décadas. 

E para (quase) dar conta de tudo isso, a peça fundamental desse jogo é você. Se você não cuidar de você mesma, quem vai? Nossa saúde não fica restrita somente na questão física, mas também mental e emocional. Tentar dar conta de tudo é bom para todo mundo, menos para você mesma. Por isso, separe um tempo exclusivo para você. 

Já experimentou sair para caminhar ao ar livre, sem nenhum dispositivo? Esse momento de silêncio lhe proporcionará paz e reflexão que podem ser promissores. Aprecie a vista, respire, relaxe, medite, faça uma atividade que lhe traga prazer, pinte, dance, vá ao salão, saia com as amigas, ao cinema, ao museu. Antes de ser mãe, filha, profissional, esposa, você é uma pessoa, com sentimentos, vontades, necessidades. Não importa suas atribuições, alcançar realizações nas diferentes esferas lhe trarão contentamentos múltiplos. 

Se encontre, seja sua prioridade, tenha o seu valor, e a partir do momento que você estiver bem consigo mesma, o restante será mais leve de carregar.

Compartilhe esta publicação: