Setor de PETs continua crescendo como tendência de negócios em 2023

Compartilhe esta publicação:

Foto: Divulgação

O Brasil é o terceiro país com maior mercado de animais de estimação no mundo, e o SEBRAE tem dicas para ajudar empreendedores interessados nesse setor em expansão

Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores interessados ​​em investir nesse setor.

O setor de lojas de animais e pet shops foi um dos mais procurados como ideia de negócio em 2022, o que pode ser atribuído ao fato de o Brasil ocupar o terceiro lugar mundial em população total de animais de estimação, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET.

Esse nicho é muito explorado por ser fácil, não requer grandes instalações para quem atua com alimentos, acessórios, roupas e brinquedos.

“O número crescente de pets nos lares impulsionou o aumento de negócios para animais de estimação.”

Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do SEBRAE, destaca que a instituição pode auxiliar empreendedores iniciantes e ressalta que o setor tem uma perspectiva de crescimento de cerca de 87% até 2026.

O mercado já estava em crescimento e a pandemia de COVID-19 potencializou essa elevação: as adoções de pet cresceram 300%.

As famílias com filhos pequenos desejavam um animal para distrair as crianças em casa e os residentes solitários buscavam um companheiro.

Mais de 18 mil empresas foram abertas no setor de comércio varejista de animais vivos, incluindo: higiene, alojamento, embelezamento, varejo de medicamentos veterinários, artigos e alimentos para animais de estimação no primeiro semestre de 2022, de acordo com levantamento do SEBRAE.

Equipamentos tecnológicos como: câmeras de monitoramento para vigiar, conversar com os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são algumas das inovações nesse segmento.

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, porém nos últimos anos os protetores têm cada vez mais dedicação, cuidados e terapias para melhorar e prolongar a vida de seus fiéis companheiros.

Para quem deseja empreender no segmento de lojas de animais e pet shops, o SEBRAE disponibiliza uma vasta gama de recursos, tais como cursos, mentorias, consultorias, vídeos e publicações.

Compartilhe esta publicação: