O que esperar da chegada da OpenAI ao Brasil?

Com escritório desembarcando no Brasil, OpenAI quer ouvir desenvolvedores, fomentar parcerias e tornar a IA cada vez mais acessível

Desde que o ChatGPT se tornou um fenômeno global em 2023, a OpenAI foi impulsionada a acelerar sua presença internacional. Após abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos em Londres, em junho de 2023, a companhia de Sam Altman agora volta seus olhos para a América Latina.

Durante a primeira edição do DevDay em São Paulo, realizada na última quinta-feira (16), a empresa reforçou sua chegada oficial ao Brasil — que abrigará o primeiro escritório da OpenAI na região. O movimento, que já havia sido antecipado pela imprensa em agosto, reflete a importância do país para a companhia, uma vez que, segundo a própria OpenAI, o Brasil é atualmente o terceiro mercado que mais utiliza o ChatGPT no mundo. Com a inauguração do escritório brasileiro prevista para acontecer até o fim do ano, surge a pergunta: o que representa, na prática, a chegada da OpenAI ao país?

Em entrevista ao Startups, Nicolas Andrade, diretor de Políticas Públicas e Parcerias para América Latina da OpenAI, explicou que o novo escritório terá múltiplas funções e vai muito além de uma presença formal no país. Segundo ele, a intenção é que o espaço sirva como um ponto de escuta e colaboração, fortalecendo a comunidade local. “A nossa prioridade é entender como os desenvolvedores brasileiros estão usando a API, como podemos gerar novas soluções ou ferramentas que ajudem eles”, disse.

Por outro lado, Tony Silva, diretor de Contas–Startups da OpenAI, destacou um desafio importante para o mercado brasileiro: aprender a usar e aplicar a tecnologia por meio da API da companhia.

Segundo ele, enquanto o ChatGPT já é amplamente utilizado como um aplicativo do dia a dia, a verdadeira oportunidade para o país está em explorar o potencial do API, que permite desenvolver novas soluções e integrar inteligência artificial diretamente em produtos e serviços. “Se você sabe usar o API, consegue criar formas diferentes de resolver problemas”, destacou.

Questionado sobre planos de capacitação no Brasil, como treinamentos em inteligência artificial e parcerias com universidades, Tony explicou que a prioridade no momento é o novo escritório. O que se espera é que a chegada da equipe local sirva como ponto de partida para futuras iniciativas, oferecendo mais oportunidades e fortalecendo o desenvolvimento do ecossistema de IA no país.

O que é o DevDay?

O DevDay é uma série de eventos presenciais promovidos pela OpenAI para aproximar desenvolvedores, startups e empresas do ecossistema de inteligência artificial. A iniciativa procura apresentar novidades, promover o compartilhamento de conhecimento técnico e inspirar a criação de novos produtos com base nas ferramentas da companhia. A primeira edição brasileira aconteceu em São Paulo, no dia 16 de outubro, e será seguida por encontros em Londres (21 de outubro), Bengaluru (4 de novembro), Tóquio (11 de novembro) e Seul (13 de novembro).

Na edição na capital paulista, a OpenAI apresentou uma nova geração de produtos voltados à comunidade de desenvolvedores. Entre os destaques estão os Apps no ChatGPT e o Apps SDK, que permitem a criação de aplicativos dentro da própria plataforma. Também foi lançado o Agent Builder, que facilita a criação e implementação de fluxos de trabalho com agentes, e o Codex, agora disponível globalmente com novos recursos de integração e gestão. Além disso, a empresa anunciou aprimoramentos nos modelos, incluindo o Sora 2 na API e o realtime-mini. (Fonte: startups.com.br / Autora: Giulia Frazão)

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

II Feira de Vinhos na Cortiça

25 de outubro de 2025 às 16h
Veja mais
Categorias

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades, insights e novos conteúdos toda semana.

plugins premium WordPress