Desmistificando Altas Habilidades e Superdotação: Realidades, desafios e estratégias de identificação e apoio

Definição: Altas Habilidades e Superdotação – AH/SD: A definição de superdotação que consta nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Ministério da Educação, 1995) e que é adotada por alguns programas brasileiros, considera crianças superdotadas e talentosas aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora. Arroyo, Martorell e Tarragó (2006) definem em torno de três eixos, e que não basta uma única característica para determinar AH/SD: Inteligência, Personalidade e Criatividade. Renzulli (apud RENZULLI, SYTSME e BERMAN, 2003) apresentou sua concepção dos três anéis da superdotação, explicando o papel dos fatores da personalidade e do ambiente, constituídos por um modelo primeiramente exposto de campos básicos, com seis fatores: otimismo, valor, paixão por um tema ou disciplina, sensibilidade para temas humanos, energia mental ou física, visão e sentido do destino.

Mitos e Crenças:

Realidade:

Desafios:

Referências Bibliográficas:

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